sábado, 30 de outubro de 2010

VERDADES E MENTIRAS SOBRE A SUPERBACTÉRIA KPC

Olá pessoal, hoje deixaremos a resposta da questão de ontem, 29/10/2010, e estamos postando uma matéria sobre a superbactéria KPC, assunto atual e que vem preocupando muito.

Alternativa C
1º Passo: Utilizar a fórmula para calcular gota
gts/min = . Vt .
               T x 3
onde:
Vt = volume total
T = tempo de infusão
3 = constante
nº de gts/min = 500 500 = 13,8
                        12 x 3 36
=~14 gts/min

• Você deve lembrar de outra regra matemática:
O decimal (após a vírgula) menor que 5 ou igual, o número inteiro será a resposta. Na questão o
decimal é maior que 5 portanto, deve-se somar 1 ao número inteiro.


VERDADES E MENTIRAS SOBRE A SUPERBACTÉRIA KPC

Desde o ano passado, a superbactéria KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase) começou a assustar os pacientes e médicos. De acordo com dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 24 pessoas infectadas pela superbactéria morreram no Estado de São Paulo desde julho de 2009 - mesmo não se sabendo se todos os casos de morte foram causados pela bactéria. Nesse mesmo período, 70 casos de contaminação foram confirmados.

No Brasil, até o momento, já são 43 mortes associadas à KPC. No Distrito Federal, o número de contaminações é ainda maior - 183 casos, das quais 18 morreram. A KPC já apareceu em vários estados: São Paulo, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e Santa Catarina.

A Anvisa prevê multa de R$ 1,5 milhão para farmácias que venderem antibióticos (remédios que atuam principalmente contra bactérias e fungos) sem reter a receita médica. Atualmente, a regra estabelece que o paciente apresente a receita médica, mas ele pode ficar com ela. Isso tudo é para conter o uso indiscriminado desse tipo de medicamento - apontado pelo Ministério da Saúde como um dos fatores do surgimento de organismos resistentes, como a KPC.

Outra resolução da agência obriga clínicas e hospitais a disponibilizarem álcool líquido ou em gel para médicos e enfermeiros limparem as mãos. Mas o que fazer para prevenir-se contra a doença? Quais são os riscos? Confira abaixo 13 dúvidas esclarecidas pela infectologista Ana Cristina Gales, da Unifesp.  
1 - O que é a bactéria KPC?
KPC não é o nome da bactéria, mas de uma enzima produzida por ela, que é capaz de inativar os antibióticos mais potentes disponíveis para o tratamento de infecções graves, principalmente aquelas adquiridas no ambiente hospitalar.

2 - Ela é chamada de superbactéria? Por quê?

As superbactérias só são assim denominadas quando produzem uma enzima tão potente capaz de inativar a eficácia de outros antibióticos, limitando, assim, as possíveis opções para o tratamento de infecções graves.

3 - A KPC é uma mutação?
Não se trata de uma mutação. "Ninguém sabe ao certo como a primeira dessas bactérias surgiu, mas acredita-se que o uso dos antibióticos do tipo carbapenens, de uso comum, favoreceu sua aparição, mas ninguém sabe a origem do gene, nem como isto ocorreu exatamente", diz a especialista.
Médico - Foto: Getty Images
4 - Qual a velocidade de reprodução dessa bactéria?

As bactérias como as KPC, geralmente se multiplicam muito rápido, duplicando de número a cada 20 minutos.

5 - Qualquer pessoa pode ser infectada pela KPC? Há grupo de risco?
As pessoas que estão hospitalizadas, ou em contato com ambiente hospitalar têm maiores riscos. "Porém, pacientes hospitalizados em UTI's com doenças debilitantes como câncer ou com transplante, e que receberam antibióticos apresentam maior risco de ser contaminado com a bactéria", diz Ana.

6 - Como ocorre a transmissão entre as pessoas?
A transmissão ocorre por meio do contato direto, como tocar a outra pessoa, ou por contato indireto, por meio do uso de um objeto comum, por exemplo. Assim, é bom evitar tocar superfícies de hospitais, como camas, portas e paredes. Para evitar a maior proliferação, não tome antibióticos por conta própria e siga as orientações médicas. Caso precise entrar em contato com pacientes, lave bem as mãos antes e depois.
7 - A KPC está espalhada nas ruas ou em qualquer ambiente?

Até o momento, as bactérias produtoras de KPC foram observadas somente em pacientes hospitalizados ou que estiveram no ambiente hospitalar. "No ambiente, provavelmente esta bactéria teria menos chance de sobreviver quando "competisse" com outras, pois não criou ainda resistência", explica a médica.

8 - Quais são os maiores riscos?

O maior risco reside na não detecção da superbactéria, o que pode ocorrer com frequência por ser um organismo ainda desconhecido, causando eventual tratamento inadequado do paciente, o que aumenta as chances de morte do paciente.

9 - Como é feito o diagnóstico?
Existem testes especiais feitos caso o paciente apresente sinais e sintomas de infecção urinária, por exemplo. O médico irá solicitar exames urina e o antibiograma, que é o teste realizado para confirmar se a bactéria é sensível ou resistente a determinado antibiótico. "Por outro lado, se quero saber se um paciente está contaminado com a bactéria porque está ao lado de um paciente infectado por esta bactéria ou colonizado (que tem a bactéria no organismo, mas não apresenta infecção), solicitamos a realização de outro exame, o swab retal (introdução de um "cotonete"), para que seja avaliado se há o crescimento desta bactéria", afirma a especialista.
10 - Quais procedimentos devem ser adotados se houver o diagnóstico positivo?

Independentemente de o paciente estar infectado ou colonizado no ambiente hospitalar, ele será isolado em um quarto, as visitas serão restringidas, os profissionais da área saúde que o atenderem usarão medidas de barreira como avental e luvas que deverão ser desprezados antes de saírem do quarto do paciente. Se possível, estes profissionais não deverão prestar atendimento a pacientes não infectados ou colonizados, para não contaminá-los também.

11 - Como é o tratamento?

A maioria das amostras de KPC encontradas até agora são sensíveis aos antibióticos como aminoglicosídeos, polimixinas e tigeciclinas. "Porém, existe o risco de a bactéria desenvolver resistência a estas drogas, ou de o gene ser adquirido por uma espécie bacteriana que é naturalmente resistente à tigeciclina ou às polimixinas", diz Ana.

12 - Os hospitais devem fazer exames específicos nas pessoas em geral?

Não, uma vez que não existem casos de infecção fora dos quadros de risco descritos no país.

13 - Como posso me prevenir?

A lavagem das mãos, com sabão ou álcool gel, é a medida mais simples, mais barata e mais eficaz no controle da disseminação de das bactérias. Além disso, os profissionais de saúde devem manter todo o protocolo de medidas preventivas.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

CONCURSO DE BOM JESUS DO NORTE-ES

Olá pessoal, estão abertas até o dia 05 de novembro de 2010, o concurso para a Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Norte-ES. São oferecidas vagas na área de enfermagem. Mais detalhes, vocês podem verificar através do edital.

Acesse o edital

PERGUNTA DO DIA 29/10/2010


Olá pessoal, bom dia.
A resposta da questão de ontem, 28/10/2010, é a alternativa B

Fratura é uma ferida (solução) na continuidade óssea, sendo definida de acordo com o tipo e extensão.
As fraturas ocorrem quando o osso é submetido a um estresse superior ao que consegue
absorver. As fraturas podem ser causadas por golpe direto, força de esmagamento, movimento rotacional do músculo e até mesmo contração muscular extrema. Denominamos fratura cominutiva quando o osso se estilhaça em vários fragmentos.

Hoje, para a galera treinar um pouco mais, deixamos a seguinte questão:

Para se administrar 500ml de soro fisiológico a 0,9% no período de 8 às 20h, deve-se planejar um gotejamento, em gotas/min, igual a:

A. 2 gts/min
B. 8 gts/min
C. 14 gts/ min
D. 20 gts/min

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

ENFERMAGEM EM ORTOPEDIA




O paciente ortopédico requer uma atenção especial quando trata-se de lesões de pele, por apresentar, de forma agregada ou isolada, ferimentos de etiologia cirúrgica (incisão ou excisão); traumática (agressão mecânica, térmica ou química) e crônica (fisiopatologias subjacentes, como a úlcera de pressão). Existem alguns fatores que podem aumentar o risco para o comprometimento da integridade da pele deste cliente, como estado nutricional e perfusão tecidual alterados, fragilidade capilar, idade, posicionamento prolongado no leito e alteração da mobilidade. No desenvolvimento das atividades de enfermagem em uma instituição de referência em traumatologia e ortopedia, o INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), localizado na cidade do Rio de Janeiro, foi percebida a necessidade de um instrumento de orientação e de fácil utilização para o auxílio na realização dos curativos diários. Assim, foi criado o caderno de enfemagem que estamos postando.

PERGUNTA DO DIA 28/10/2010

Bom dia pessoal, vamos à resposta da questão de ontem, 27/10/2010. Alternativa A

* Hipodérmica ou subcutânea - administração da medicação no tecido imediatamente abaixo da derme, por exemplo: insulina. O ângulo de inserção da agulha é de 45°. Hipo = abaixo de; derme = camada da pele limitada superiormente pela epiderme.
* Intradérmica - é utilizada para teste de pele, por exemplo: prova tuberculínica e testes de alergia. O ângulo de inserção da agulha é de 5 a 15°.
* Intratecal - os medicamentos são administrados através de um cateter colocado no espaço subaracnóide ou dentro de um dos ventrículos do cérebro.
* Intramuscular - administração da medicação no interior do músculo. Angulo: 90°.


Para hoje, deixamos a seguinte questão:

Diz-se que uma fratura é cominutiva quando:

A. Há superposição do osso fraturado
B. O osso é fraturado em, pelo menos, três pontos
C. O osso fica exposto
D. O osso não fica exposto


quarta-feira, 27 de outubro de 2010

PERGUNTA DO DIA 27/10/2010



notobsessive-774980.jpg 

Olá pessoal, a resposta da questão de ontem, dia 26/10/2010, é a alternativa B
O transtorno obsessivo-compulsivo caracteriza-se pela presença de obsessão e compulsão. A obsessão é um pensamento, sentimento, idéia ou sensação intrusiva. A compulsão é um comportamento consciente, estandardizado e recorrente como contar, verificar ou evitar. As obsessões aumentam a ansiedade da pessoa, enquanto a realização das compulsões a reduz. Quando resiste à realização da compulsão, a ansiedade aumenta. O paciente percebe o caráter irracional da obsessão e experimenta a obsessão e a compulsão como egodistônicos. Pode ser um transtorno incapacitante, porque as obsessões podem consumir tempo e interferir significativamente na rotina do indivíduo, seu funcionamento ocupacional, atividades sociais habituais ou relacionamentos com amigos e familiares.

Para hoje, vamos à seguinte questão:

A injeção subcutânea é também denominada:
A. Hipodérmica
B. Intradérmica
C. Intratecal
D. Intramuscular
E. Nenhuma das alternativas anteriores

terça-feira, 26 de outubro de 2010

CONCURSO DA FIOCRUZ (NOTÍCIAS)


Devido aos incidentes ocorridos durante a aplicação das provas do concurso da FIOCRUZ, no último final de semana, a FGV, organizadora do certame, informou que aplicará novas provas no estado do Rio de Janeiro, no dia 21 de novembro, das 14:00 às 18:00h.

Veja aqui o comunicado oficial da Fundação Getúlio Vargas.

PERGUNTA DO DIA 26/10/2010

Olá pessoal. E ai, acertaram a questão do gotejamento? Tenho certeza que sim, mas vamos lá: 

A resposta da questão de ontem, dia 25/10/2010, e a alternativa C

1º Passo: Transformar o enunciado em expressão numérica
500 + 500 + 500 + 500 + 500 = 2.500ml
500 + 10 = 510
500 + 10 = 510
Ou
1ª - 1.000 + 10 = 1.010
2ª - 500
3ª – 1.000 + 10 = 1.010
2º Passo: Fórmula (utilizando frascos de soro de 500ml).
gts/min = . Vt .
T x 3
onde:
Vt = volume total
T = tempo de infusão
3 = constante
. Vt . = 510 + 500 + 510 + 500+ 500
T x 3 24 x 3
=2.520 = 35gts/min
72
Lembre-se: O enunciado não especifica se todas as etapas são de 500ml, portanto podemos dispor
de frascos de soro de 1.000ml. 

Para hoje, vamos à seguinte questão:

As neuroses constituem um grupo de doenças de ordem psiquiátrica. No grupo das neuroses, várias patologias fazem parte, com características específicas, dentre elas o transtorno obsessivo-
compulsivo. Sobre essa doença, podemos afirmar:

A. Patologia que se caracteriza pela ocorrência espontânea e inesperada de ataques de pânico que têm duração relativamente longa (de 5 a 6 horas) com intensa ansiedade ou medo, associado a sintomas somáticos como palpitações e taquicardia. Os sintomas podem ser confundidos com uma condição médica séria, como infarto do miocárdio

B. Doença que se caracteriza por apresentar obsessões e compulsões. Entende- se por obsessão o ato consciente e recorrente que tem por fim o alívio da ansiedade decorrente de uma compulsão

C. Transtorno que se caracteriza por apresentar paralisia e parestesia, especialmente de extremidades, cegueira, surdez e crises conversivas. Além destes, a pessoa com esse transtorno pode queixar-se de marcha atáxica e fraqueza. Ao exame clínico, no entanto, não se detectam rações orgânicas e/ou neurológicas que justifiquem tais sintomas

D. Patologia que se caracteriza por ansiedade generalizada, um sentimento difuso e desagradável
de apreensão, acompanhado por queixas somáticas difusas

E. Transtorno que se caracteriza por um medo irracional que provoca a esquiva consciente do objeto, atividade ou situação específica temida

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

PERGUNTA DO DIA 25/10/2010




Bom dia pessoal, a resposta da questão de ontem, 24/10/2010, é a alternativa B


A cirurgia cardíaca inclui o controle do débito urinário, densidade e osmolaridade urinária. No sentido de promover o equilíbrio hidroeletrolítico, deve ser avaliada cuidadosamente a ingestão e eliminação de líquido. Mantendo folha de ingestão e eliminação hídrica; registrar o volume a cada 1/2 a 2 horas, enquanto na unidade de tratamento intensivo; a seguir, a cada 4 horas.

Para hoje, vamos à seguinte questão:

Para uma mulher de 45 anos, após cirurgia ginecológica, foi prescrito pelo médico 2.500ml de solução de glicose a 5%, acrescida de 5ml de KcI a 10% e 5ml de NaCI a 20%, na 1" e 3" etapas do soro, num período de 24 horas. A velocidade do fluxo, em gotas, por minutos, necessária para a infusão é:

A. 33 gts/min
B. 34 gts/min
C. 35 gts/min
D. 36 gts/min
E. 37 gts/min.

domingo, 24 de outubro de 2010

PERGUNTA DO DIA 24/10/2010


Balão de Sengstaken
Cirrose hepática: utilizado em situações graves de rotura de varizes esofágicas para as comprimir
.

Muito bem pessoal, vamos à resposta do dia 22/10/2010:

Alternativa D

A indicação do tamponamento com cateter-balão (Sengstaken-Blakemore) está cada vez mais restrita, não devendo tal medida ser utilizada como primeira alternativa, limitando-se apenas aos casos de hemorragia maciça não controlada com a terapia endoscópica e/ou farmacológica. Este tamponamento produz uma hemostasia temporária através da compressão direta das varizes na junção esofagogástrica, sua eficácia varia de 40% a 90%. A recidiva do sangramento ocorre em aproximadamente 50% dos casos nas primeiras 24 horas após o esvaziamento do balão. Está associado a uma taxa de mortalidade elevada em torno de 6% a 20% principalmente devido à perfuração esofágica e aspiração pulmonar.
Entre as medidas utilizadas para reduzir tal risco estão:
§ Manter a pressão do balão esofágico sempre abaixo da pressão arterial média, evitando o risco de isquemia da mucosa.
§ Esvaziar o balão por 5 minutos com intervalos de 8 a 12 horas ajuda a reduzir o risco de necrose esofagiana.
§ Não manter o cateter-balão insuflado por mais de 24 horas. 

Para hoje, deixamos a seguinte questão:

Em pacientes submetidos a cirurgia cardíaca, o cuidado de enfermagem nas primeiras 48 horas, para prevenção de complicações, inclui:

A. Realizar percussão torácica
B. Verificar débito urinário
C. Estimular ingesta hídrica
D. Manter decúbito lateral esquerdo
E. Aspirar secreções por 30 minutos

sábado, 23 de outubro de 2010

APOSTILA SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Bom dia pessoal, hoje estamos disponibilizando uma apostila sobre DOAÇÃO DE ÓRGÃOS.
Esta apostila tem como objetivo conscientizar o profissional de saúde quanto à importância do reconhecimento do potencial doador de órgãos e sua notificação; ensinar a realização correta do diagnóstico de morte encefálica e sua base fisiopatológica; orientar a adequada manutenção do potencial doador de órgãos, através dos cuidados intensivos que o mesmo deve receber, além de esclarecer dúvidas quanto ao processo de doação.


Existem órgãos e associações específicos para tratar do assunto, nos quais você poderá esclarecer eventuais dúvidas, entre eles:

www.abto.org.br
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1004
www.adote.org.br

Vale a pena conferir.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

PERGUNTA DO DIA 22/10/2010


Bom dia pessoal, a resposta da questão de ontem, dia 21/10/2010, é a alternativa D
 
A raquicentese por punção lombar é feita pela inserção de uma agulha no espaço  subaracnóide lombar com retirada do líquido cerebrospinhal. O objetivo é medir a pressão do líquor, detectar o bloqueio subaracnóide, aliviar a pressão cerebrospinhal ou obter líquido para exame. Após a intervenção, o paciente deve permanecer deitado, tranqüilo, em decúbito ventral por algumas horas.

A pergunta que deixamos para hoje é a seguinte:

Para prevenir a necrose do esôfago em pacientes portadores de varizes esofágicas sangrantes em uso de balão Sengstaken-Blakemore deve-se:
A. Reduzir a pressão nos balões e na tração
B. Tracionar o tubo pelo ponto em que penetra o nariz
C. Fazer aspiração gástrica pela terceira saída do cateter
D. Esvaziar o balão por 5 minutos com intervalos de 8 a 12h
E. Nenhuma das alternativas anteriores

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

APOSTILA TUDO SOBRE O CÂNCER

Estamos postando hoje, uma apostila sobre essa doença devastadora, mas que se for diagnosticada precocemente, pode-se ter resultados animadores no que diz respeito ao controle da doença.



PERGUNTA DO DIA 21/10/2010


Bom dia pessoal, a resposta da questão de ontem é a alternativa A

O leite humano, principalmente o colostro (corresponde ao volume de leite ofertado nas primeiras 48 horas após o parto), contém anticorpos e fatores antiinfecciosos que não estão presentes no leite de vaca ou de qualquer outro mamífero. A lgA secretora é a imunoglobulina predominante no leite humano e desempenha um papel na proteção do intestino imaturo do bebê contra os estados infecciosos e alérgicos.A incidência de infecções é significativamente menor nos bebês em aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade quando comparado com os amamentados artificialmente.

Para hoje, deixamos a seguinte questão:

Após a raquicentese por punção lombar, faz parte da assistência de enfermagem:

A. Manter o paciente somente em decúbito lateral por 4 horas
B. Auxiliar o paciente a sentar e repousar a cabeça nos próprios braços
C. Não incentivar a ingesta hídrica, caso o paciente apresente cefaléia.
D. Colocar o paciente em decúbito ventral de 6 a 12 horas
E. Manter compressão no local da punção por 3 minutos

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

APOSTILA BIOSSEGURANÇA NO SERVIÇO DE ENFERMAGEM

Olá pessoal,
estamos disponibilizando hoje, uma apostila sobre BIOSSEGURANÇA NOS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM.
Espero que lhes seja útil.

Obs: caso desejem algum material específico, deixem um comentário solicitando, que tentaremos conseguir.

download

PERGUNTA DO DIA 20/10/2010

Bom dia pessoal, a resposta da questão de ontem, dia 19/10/2010, é a alternativa A
As cirurgias contaminadas são as realizadas em locais que possuem flora bacteriana ou material purulento.

Para hoje, deixamos a seguinte questão:


O leite humano apresenta expressivo poder imunológico. A substância que confere imunidade local, revestindo a superfície das mucosas do tubo digestivo, outorgando maior proteção contra infecções, denomina-se:

A. IgA secretória
B. Lactoferrina
C. Lactobacilo
D. Prolactina
E. Lisozima

terça-feira, 19 de outubro de 2010

RESULTADO DA PROVA DE VARRE SAI

Saiu o gabarito preliminar do Processo Seletivo da Prefeitura de Varre Sai.

ENFERMEIRO (PSF)
01- C 02- A 03- D 04- B 05- B 06- D 07- A 08- C 09- D 10- B
11- C 12- A 13- D 14- B 15- C 16- A 17- D 18- B 19- A 20- C
21- D 22- C 23- B 24- A 25- A 26- B 27- B 28- C 29- A 30- D
31- A 32- D 33- C 34- B 35- C 36- C 37- D 38- C 39- A 40- B

AUXILIAR DE ENFERMAGEM
01- C 02- B 03- D 04- A 05- C 06- B 07- D 08- A 09- D 10- B
11- B 12- D 13- A 14- C 15- C 16- B 17- D 18- A 19- B 20- D
21- C 22- A 23- D 24- B 25- C 26- A 27- D 28- B 29- A 30- C
31- A 32- C 33- D 34- B 35- A 36- C 37- A 38- D 39- C 40- B

O gabarito completo você pode acessar aqui.

PERGUNTA DO DIA 19/10/2010


Image
 
 
Olá pessoal, hoje estamos postando a seguinte questão:

O trabalho de um enfermeiro na prevenção da infecção hospitalar pós-operatória deve basear-se na classificação das cirurgias pelo potencial de contaminação. De acordo com esta classificação, são consideradas operações contaminadas:

A. Cirurgias de reto e ânus com pus
B. Feridas traumáticas limpas
C. Histerectomias abdominais
D. Cirurgia de catarata
E. Neurocirurgia

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CONCURSO E PROCESSO SELETIVO DA PREF SÃO JOSÉ DE UBÁ-RJ

                                                      Ficheiro:Brasao-sao jose de uba.jpg


É galera, vamos intensificar os estudos, pois saiu mais um concurso público e um processo seletivo.
Ambos são para Prefeitura Municipal de São José de Ubá-RJ e possuem vagas para a área da ENFERMAGEM.
Abaixo, disponibilizamos os editais com número de vagas remuneração etc.
Portanto, boa sorte a todos.


AULA SAÚDE DA MULHER


Olá pessoal, hoje estamos disponibilizando uma matéria sobre SAÚDE DA MULHER.
Trata-se de uma aula com 65  páginas em PowerPoint. Aproveitem bem.

domingo, 17 de outubro de 2010

PERGUNTA DO DIA 15/10/2010(RESPOSTA)

Olá pessoal, a resposta do dia 15/10/2010 é a alternativa D.
 
A fim de se evitar infecção e propagação de germes, antes de se iniciar qualquer
cuidado de enfermagem com o paciente, o primeiro passo é a lavagem das mãos.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

PERGUNTA DO DIA 15/10/2010

 
Olá pessoal, a resposta da questão de ontem, 14/10/2010, é a alternativa A
 

Fototerapia é uma terapêutica que se utiliza dos benefícios medicinais que podem ser extraídos das radiações. É um cuidado aplicado ao recém-nascido ictérico, e está indicado em casos de hiperbilirrubinemia nos primeiros dias de vida, como forma de evitar que a bilirrubinemia alcance valores perigosos. O tratamento consiste em expor a criança à luz azul de comprimento de onda entre 425 e 475nm, ou à luz ultra-azul ou luz branca. Com a luz, obtém-se dois resultados: decompor a bilirrubina e aumentar a excreção de bilirrubina não conjugada.
Proteção especial:
- Observar as medidas de segurança quanto à instalação elétrica;
- Manter uma distância mínima entre o foco de luz e o recém-nascido. (mínimo 45cm e máximo 75cm);
- Interpor uma tela de plástico entre as lâmpadas e o recém-nascido;
- Utilizar uma venda ocular opaca, que deve ser retirada a cada três horas com o fim de proceder à limpeza da área, para prevenir irritações ou escoriações produzidas pela venda e detectar precocemente secreção ocular e/ou conjuntivite;
- Proteger órgão genital;
- Não utilizar lenços umedecidos, sabonetes hidratantes ou pomadas no recém-nascido enquanto estiver em fototerapia, pois podem ocorrer queimaduras;
- Controlar temperatura axilar a cada quatro horas e conferir a temperatura ambiente com motivo de detectar a hipertemia precocemente, que pode ser causada pelo calor ou desidratação;
- Utilizar panos brancos nas laterais do aparelho convencional, quando o recém- nascido estiver no berço comum, com o objetivo de aumentar a reflexão da luz e evitar corrente de ar.

Para hoje, deixamos uma questão que é óbvia mas, por incrível que pareça, os profissionais de enfermagem mais experientes são os que mais se descuidam.

Antes de iniciar qualquer cuidado de enfermagem com o paciente, o primeiro passo é:

A. Trocar a roupa de cama do paciente
B. Preservar a individualidade do paciente
C. Cobrir o paciente com lençol estéril
D. Lavar as mãos com água e sabão
E. Proteger o uniforme com avental de plástico

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

PERGUNTA DO DIA 14/10/2010

 

Olá pessoal, a resposta da questão de ontem é a alternativa D

As unidades de saúde da família destinam-se a realizar atenção contínua nas especialidades básicas, desenvolvendo atividades de promoção, proteção e recuperação da saúde, características do nível primário de atenção. Substitui as práticas convencionais, eminentemente curativas e emergenciais por uma atuação centrada nos princípios da vigilância em saúde.

Para hoje, deixamos a seguinte questão:

A ação da fototerapia é transformar a bilirrubina indireta em compostos solúveis, para ser eliminada pela urina. Embora seja um procedimento relativamente simples requer mais atenção da enfermagem, principalmente em relação ao seguinte cuidado com o recém-nascido:

A. Colocar proteção ocular
B. Manter em decúbito dorsal
C. Posicionar a lâmpada a 20 cm
D. Proteger a pele com emoliente
E. Nenhuma das alternativas anteriores

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

PERGUNTA DO DIA 13/10/2010

 
Atendendo a pedidos, deixamos a pergunta do dia:

Sobre as unidades de saúde da família, é incorreto afirmar que:

A. Contribuem para a reorientação do modelo assistencial a partir da atenção básica
B. Elegem a família e o seu espaço social como núcleo básico de abordagem no atendimento à saúde
C. São unidades públicas de saúde destinadas a realizar atenção contínua nas especialidades básicas
D. São centradas na medicina curativa e no atendimento emergencial à população adscrita;
E. Trabalham com um conceito de território de abrangência (área sob sua responsabilidade)

Boa sorte e amanhã postaremos a resposta.

INFECÇÃO URINÁRIA EM HOMECARE

Olá pessoal, espero que tenham tido um bom feriado.
Estamos postando hoje um resumo de uma palestra sobre infecção urinária em HOMECARE.
Embora ainda não seja uma opção muito explorada no interior, trata-se de uma modalidade de assistência de enfermagem muito comum nos grandes centros.
 

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

MATERNIDADE X CIGARRO

 

Salve galera!!!
A resposta da questão do dia 09/10/10 é a alternativa D
O tabagismo contribui para abortamento espontâneo, deslocamento prematuro da placenta, placenta prévia, ruptura prematura ou prolongada das membranas, amnionite (relacionada com a dose), prematuridade e baixo peso ao nascer.
Diante da relevância do assunto, vamos deixar uma matéria para reflexão.

Maternidade x cigarro: Perigo e perigo !

Atualmente, o número de mulheres fumantes chega a 20% de toda a população que utiliza o tabaco.
Outra informação importante, é que o tabagismo feminino, causa mais danos do que aos dos homens. O uso do tabaco interfere na fertilidade, na gestação e pode causar sérios problemas aos recém nascidos.
Sobre a questão fértil, a mulher fumante apresenta uma menor capacidade de formar o óvulo, podendo em alguns casos chegar à infertilidade. O que é muito sério.
Já no início da gestação é recomendado para todas as mamães parar de fumar imediatamente. Segundo a ginecologista e obstetra Silvana Chedid, caso o conselho não seja seguido, um aborto espontâneo pode acontecer. “Em fumantes, podem ocorrer problemas cromossômicos que resultam em abortamento e maior probabilidade de incidência de óbitos”.
Além desses, mais problemas podem acontecer para gestantes usuárias de tabaco. “Os nutrientes chegam em menores quantidades, impedindo que o bebê ganhe peso. Doenças hipertensivas também tem maiores chances de acontecerem”, diz Silvana. Faisal explica que “quanto mais a mãe fuma, menor será o peso do recém nascido. É uma questão proporcional”.
Após o nascimento do bebê
O período pós-natal oferece muitos riscos para o recém nascido. “Há uma associação entre os problemas respiratórios de um bebê com pais que fumam em casa”, diz Faisal.
Ainda assim, com todos estes perigos em vista, as mulheres têm mais dificuldades em parar de fumar do que os homens. Isso porque, muitas delas relacionam o fim do uso do tabaco com o aumento de peso.
“Uma mulher que planeja a sua gestação deve refletir seriamente na sua responsabilidade diante do bebê que vai nascer e abandonar mitos bobos como este que impede as mulheres de largar o vício: ela não engordará se não substituir o cigarro por comida”, observa Silvana.
No Brasil, 200 mil pessoas morrem devido ao tabagismo por ano. Já no mundo, são cerca de 4,3 milhões de óbitos, segundo dados a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Diversas formas de tratamento para ajudar as pessoas a pararem de fumar já foram criadas. “Adesivos, medicamentos, além de outros procedimentos têm como função diminuir a dependência dos indivíduos. Mas párar ou não de fumar, vai da consciência de cada um.
Os principais problemas causados pelo uso do tabaco
Respiratórios: câncer de pulmão e enfisema pulmonar. A mortalidade por câncer de pulmão entre fumantes é cerca de 15 vezes maior do que entre pessoas que nunca fumaram na vida, enquanto entre ex-fumantes é cerca de 4 vezes maior. Fumantes de 1 a 14 cigarros, 15 a 24 cigarros e mais de 25 cigarros têm, respectivamente, risco 8, 14 e 24 vezes maior de morte por este tipo de câncer do que pessoas que nunca fumaram.
Cardíacos: aumenta o risco de infarto – principalmente em pessoas que estão realizando tratamentos (uso de pílulas).
A cessação de fumar reduz consideravelmente o risco de morte por causas associadas ao tabaco, aumentando em 9 anos a sobrevida média de uma população.
Depois de tudo isso, ainda vai continuar fumando ?
Fonte: Revista Viva Saúde!

sábado, 9 de outubro de 2010

PERGUNTA DO DIA 09/10/2010


Bom dia pessoal.
Início de feriadão, muita gente viajando, muita gente intensificando os estudos e ainda tem a galera que vai prestar concurso esse fim de semana, como o de Laje do Muriaé por exemplo.
Galera, intensificar os estudos para um concurso é muito importante, mas não se esqueçam de tentar relaxar um pouco, dar uma folguinha para a sua cabeça, brincar com os filhos, sobrinhos, irmãos etc.
Já que estaremos comemorando o dia da criança essa semana, deixaremos uma questão relacionada ao tema.
Um abraço, boa sorte para quem vai prestar concurso, e até segunda.

As gestantes tabagistas devem ser orientadas durante a consulta de enfermagem ou orientações da equipe para os malefícios que a nicotina pode causar ao concepto, tais como:

A. Abortamento e toxemia
B. Dores ósseas e musculares
C. Atrofia cerebral e convulsões
D. Prematuridade e baixo peso ao nascer
E. Macropedia

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

500 PERGUNTAS E RESPOSTAS DE ENFERMAGEM

são ofertadas 12.149 vagas em todos os níveis de escolaridade para concursos públicos. Inscrições abertas.



Bom dia pessoal.
Estamos postando hoje, uma coletânea de provas de concursos diversos, com gabaritos.
É uma boa chance de você testar seus conhecimentos.
Aproveitem bem.

Download da apostila



Ah! e a questão do enjôo na gravidez, acertaram? Aposto que sim, mas vamos lá, só para confirmar:
A resposta é a alternativa  D
O enjôo matinal é uma queixa que não se restringe apenas ao horário da manhã. Deve-se controlar os sinais e sintomas, preferencialmente, sem medicamentos. Ocorrem devido a alterações do equilíbrio hormonal, peristaltismo diminuído e por questões de ordem psicológica.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

PERGUNTA DO DIA 06/10/2010



Salve galera, a resposta da questão de ontem, dia 05/10/2010, é a alternativa B
Epidemia de diabetes
No diabetes melito tipo 1 há uma acentuada diminuição na produção de insulina pelas células beta-pancreáticas. O fenômeno do amanhecer ocorre pela hiperglicemia de jejum, como resultado de uma produção excessiva de glicose pelo fígado.


Para hoje, dia 06/10/2010, deixo uma questão até certo ponto popular, vamos a ela:


Náuseas e vômitos, presentes, normalmente, no início da gravidez são devidos a:

A. Altos níveis de progesterona
B. Diminuição de secreção de hormônios entéricos
C. Aumento da pressão intra-abdominal
D. Altos níveis de estrogênio
E. Deslocamento do estômago pela gravidez


terça-feira, 5 de outubro de 2010

PERGUNTA DO DIA 05/10/2010

[Soro+fisiologico.bmp]

A resposta da questão de ontem, dia 04/10/10, é a alternativa C
1º Passo: Utilizar a fórmula para calcular gota
gts/min = . Vt .
T x 3
onde:
Vt = volume total
T = tempo de infusão
3 = constante
nº de gts/min = 500 500 = 13,8
12 x 3 36
=~14 gts/min
Você deve lembrar de outra regra matemática:
O decimal (após a vírgula) menor que 5 ou igual, o número inteiro será a resposta. Na questão o decimal é maior que 5 portanto, deve-se somar 1 ao número inteiro.

Para hoje deixamos o seguinte questionamento:

Em pacientes portadores de diabetes melito tipo I, a ocorrência de glicemia relativamente normal até as três horas da manhã, com posterior elevação do nível, é conhecida como:

A. Efeito Somogy
B. Fenômeno do amanhecer
C. Hiperglicemia de rebote
D. Período de lua-de-mel 
E. Hiperglicemia prolongada

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

PERGUNTA DO DIA 04/04/2010 e APOSTILA: Vias de Administração de Medicamentos


Olá pessoal, como é um assunto que sempre cai em concursos da área, hoje deixaremos uma questão sobre cálculo de medicamentos:


Para se administrar 500ml de soro fisiológico a 0,9% no período de 8 às 20h, deve-se planejar um gotejamento, em gotas/min, igual a:

A. 2 gts/min
B. 8 gts/min
C. 14 gts/ min
D. 20 gts/min

Aproveitando o tema, fica ai uma apostila sobre vias de administração de medicamentos.
Aproveitem bem  e até amanhã.
Ah!! Por favor, divulguem o BLOG.