sexta-feira, 29 de julho de 2011

PERGUNTA DO DIA 29/07/2011

Olá pessoal!

As respostas das questões do dia 28/07/2011 são:

01- Alternativa C

O recrutamento funciona como um elo de ligação entre o ambiente externo e a organização, constituindo o primeiro ponto de contato entre o profissional e a instituição. Assim,o ponto de partida para iniciar o recrutamento é o estabelecimento das características necessárias aos candidatos para que determinados objetivos sejam atingidos. Jessup e Jessup consideram este primeiro passo no processo seletivo como o de análise e descrição das atividades para o exercício do cargo ou função vaga.

02- Alternativa D

A tuberculose é uma doença transmitida pelo ar através de gotículas de saliva dos portadores de lesões ativas ulceradas no aparelho respiratório que se expelem pela tosse, fala ou espirro.
Quando um indivíduo não infectado inala o ar que contém a gotícula, o organismo é transportado para o pulmão até os alvéolos pulmonares. Recintos pouco ventilados, condições promíscuas de moradia e higiene precária contribuem para sua propagação. Os indivíduos com resistência deprimida devido à presença de outras doenças ou terapia esteróide, os de determinadas idades (crianças ou velhos) e aqueles que vivem constantemente expostos à tuberculose ativa são propensos à doença.

Para hoje vamos à seguinte questão:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjFiax7t2tFvr8HA35-VdLztLl9PngN7oljVHRlpw17oPLcH9PHps_3NEBzsXVk1oPL5ovbWqFxvSnEqeyQMwFMGUTAS9s2WofG5XQC0X9qM389eJGqQ1_UZhS3I-i_JuGa4PjbFwaiejI_/s1600/otosclerose_klein.jpg 
O paciente com otosclerose apresenta:

A. Deposição de gordura na parte interna da parede de uma artéria.
B. Perda progressiva da audição
C. Inflamação no conduto auditivo.
D. Perda repentina da audição

quinta-feira, 28 de julho de 2011

PERGUNTA DO DIA 28/07/2011

Olá pessoal!

As respostas do dia 26/07/2011 são:

1- Alternativa C
O diagnóstico de meningite é confirmado pela análise do líquor através da punção lombar, possibilitando a caracterização de sua etiologia (viral, fúngica, bacteriana).

2- Alternativa C
A variação dos locais de aplicação da insulina tem por objetivo minimizar a ação traumática do local, cujas alterações teciduais dificultam a absorção farmacológica.

3- Alternativa D
Com a parada cardíaca o órgão não desenvolve débito, o que se reflete fundamentalmente, pela ausência de pulsos.

4- Alternativa E
A doença de Hodgkin é uma neoplasia maligna que cursa com prurido cutâneo difuso, ou
seja, coceira.

5- Alternativa D
O desmaio é um sintoma de suprimento insuficiente de sangue, de oxigênio ou, raramente, de glicose para o cérebro. Em geral, é descrito como uma tonteira seguida por borramento visual e oscilação da postura. A perda da consciência pode ser evitada se o individuo deitar-se de imediato. Uma vez na horizontal, a perfusão cerebral não é mais bloqueada pela gravidade.


Para hoje, vamos às seguintes questões:

O conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar certos cargos dentro da organização caracteriza-se como sendo:

A. Seleção
B. Entrevista
C. Recrutamento
D. Contratação
E. Avaliação

A tuberculose transmite-se através de:

A. Contato direto com o paciente em qualquer fase da doença
B. Contato indireto com utensílios domésticos utilizados pelo paciente
C. Ingestão de água e alimentos contaminados por secreção
D. Gotículas de Flügge de paciente bacilífero positivo
E. Convivência prolongada com indivíduo tuberculoso


terça-feira, 26 de julho de 2011

PERGUNTA DO DIA 26/07/2011

Olá pessoal!

As respostas das questões do dia 21/07/2011 são:

1- Alternativa D (Manual de Rotinas)

2- Alternativa A

Conhecimento do sistema como um todo - antecedendo a fase inicial, que é a determinação dos objetivos tendo em vista o prazo desejável, o pré-requisito é partir do conhecimento do sistema como um todo.
Determinação de objetivos - objetivos são resultados futuros que se pretende atingir. São alvos selecionados que se busca alcançar dentro de um certo espaço de tempo, aplicando-se determinados recursos disponíveis ou possíveis.
Estabelecimento de prioridades - uma vez determinados os objetivos da organização, com
base nas condições ambientais que envolvem e com base no conhecimento das relações internas entre os sistemas técnico e social que a compõem, é a vez de estabelecer as prioridades das ações para o alcance dos objetivos propostos.
Seleção dos recursos disponíveis - com base nas ações consideradas prioritárias para atender metas e objetivos, é primordial que se proceda a um levantamento dos recursos que serão necessários para implementar as ações.
Estabelecimento do plano operacional - é necessário estabelecer, de antemão, que o planejamento pode ser utilizado sob várias dimensões. Conforme a urgência, estas podem ser classificadas em planejamento estratégico, tático e operacional.
Planejamento estratégico - Constitui-se de planos de longo alcance, estabelecidos ao nível mais global. que visam à implantação de estratégias que serão executadas e detalhadas ao nível tático.
Planejamento tático - constitui-se de planos de mídia abrangentes, de médio alcance, geralmente do nível técnico. São mais detalhados, traduzem programas que serão realizados para alcançar determinado fim.
Planejamento operacional - constitui-se plano de curto alcance, tratam de ações atuais de
instituição. Basicamente, eles respondem: quem vai fazer o que, quando e onde.
Desenvolvimento - a fase de desenvolvimento engloba o desenvolvimento do programa, sua aprovação e execução propriamente dita.
Essa é uma fase que envolverá coordenação. Aqui, o tempo e o espaço disponíveis ocupam uma parte importante. É hora de se colocarem em prática os recursos humanos, físicos e materiais alocados.
Aperfeiçoamento - Inclui as fases de avaliação e replante junto das ações desenvolvidas após ter sido implementado o plano. Deve ocorrer como um processo permanente e contínuo, paralelamente a cada uma das fases.



Para hoje o lance é o seguinte:

Além das manifestações apresentadas pelos pacientes, utiliza-se a raquicentese por punção lombar para coletar material e diagnosticar a seguinte enfermidade:

A. Esquistossomose
B. Leptospirose
C. Meningite
D. Tétano
E. AIDS

O rodízio sistemático dos locais de aplicação de injeções de insulina evita:

A. Potencialização do medicamento pela diminuição da resistência tecidual
B. Diminuição do tônus muscular na área de aplicação
C. Alteração localizada do tecido adiposo, que impedirá a absorção do medicamento.
D. Aumento da percepção sensorial dolorosa, no ato de aplicação.
E. Nenhuma das alternativas anteriores

O sinal mais confiável para diagnosticar parada cardíaca é:

A. Fibrilação atrial
B. Pulso femoral filiforme
C. Pressão arterial inaudível
D. Ausência de pulso carotídeo
E. Nenhuma das alternativas anteriores

O prurido, sintoma comum da doença Hodgkin, significa:
A. Hepatomegalia
B. Esplenomegalia
C. Gengivite
D. Cardiomegalia
E. Coceira

O profissional de saúde, em muitos casos, pode evitar o desmaio de um paciente, segurando-o na região occipital e forçando a cabeça na seguinte posição:

A. Para trás
B. À direita
C. À esquerda
D. Para baixo
E. Para cima


quinta-feira, 21 de julho de 2011

PERGUNTA DO DIA 21/07/2011

Olá pessoal!

A resposta do dia 18/07/2011 é alternativa C

O pós-operatório de paciente hígido submetido a cirurgia eletiva geralmente transcorre sem anormalidades. Entretanto, alguns sinais clássicos podem chamar a atenção do enfermeiro para determinadas complicações que demandam algumas vezes condutas de urgência. A complicação pulmonar mais frequente no pós-operatório imediato é a atelectasia, cujo sinal mais importante é a dispnéia.
O pneumoperitônio não é indicativo de complicação, uma vez que está presente quando se abre a cavidade abdominal, entretanto não deve esquecer-se da perfuração de víscera oca, que não é o caso em questão.
A bradicardia pode ocorrer como sinal de complicação, porém geralmente ela se dá por descompensação do choque hipovolêmico, traduzindo assim um sinal tardio. Tal fato não está aludindo às complicações decorrentes do efeito dos anestésicos sobre o ritmo cardíaco. A hipotensão leve, como o nome já diz, pode ser em função do efeito anestésico ou de drogas analgésicas.

Para hoje deixamos as seguintes questões de Administração em Enfermagem:

O conjunto de elementos que especifica a maneira exata pela qual uma ou mais atividades devem ser realizadas corresponde ao instrumento administrativo denominado:

A. Portaria
B. Resolução
C. Memorando
D. Manual de rotinas
E. Parecer

Quais as fases do planejamento em enfermagem?

A. Conhecimento do sistema como um todo; determinação de objetivos; estabelecimento
de prioridade; seleção de recursos disponíveis; estabelecimento do plano operacional; desenvolvimento; aperfeiçoamento
B. Organização do organograma; preparação do cronograma; pesquisa de campo; elaboração de um plano de ação; aprovação do orçamento; execução do projeto
C. Pesquisa de mercado; análise de dados estatísticos; reunião com a equipe; elaboração de um plano de ação; execução do projeto, concessão de entrevista à imprensa
D. Leitura de manuais de planejamento; pesquisa de mercado; análise de dados estatísticos; elaboração de um projeto; comunicação com a imprensa, execução do plano
E. Delimitação dos objetos, coleta de dados, aplicação do instrumento e avaliação.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

PERGUNTA DO DIA 18/07/2011

Olá pessoal!

A resposta da pergunta do dia 14/07/2011 é a alternativa E

Os pacientes em uso regular de digitálicos devem ser acompanhados rigorosamente pelo
médico assistente, devendo em alguma ocasião substituir a análise plasmática dos níveis de digital, assim como identificar clinicamente os sintomas e sinais de intoxicação, para ajustar a dose do medicamento. Vale a pena mencionar, em relação às alterações visuais, a ocorrência de visão "amarelada" como um achado significativo.

Para hoje, deixamos a seguinte questão:

48. É sinal de complicação no pós-operatório imediato de paciente previamente hígido cuja cirurgia deu-se em caráter eletivo:

A. Pneumoperitônio
B. Bradicardia
C. Dispnéia
D. Hipotensão leve

sábado, 16 de julho de 2011

APOSTILA DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM


Olá Pessoal!
Há uma classificação internacional dos diagnósticos de enfermagem, cujo objetivo é coletar dados significativos para a assistência de enfermagem ao paciente. Inicialmente, através da Anamnese, colhe-se informações valiosas, como por exemplo, antecedentes patológicos pessoais, que dará ao enfermeiro condições de estabelecer o diagnóstico de enfermagem. O diagnóstico de enfermagem é desvinculado do diagnóstico médico, todavia este pode auxiliar no estabelecimento de um diagnóstico de enfermagem, ou não ter correlação. Esta apostila apresenta  uma uniformização da linguagem dos diagnósticos de enfermagem, apresentando também as definições de cada tipo de diagnóstico. Com base no conhecimento deste assunto, após  avaliar as condições do paciente, você será capaz de estabelecer o exato diagnóstico. A padronização é importante. Sem isso, dois enfermeiros poderiam estabelecer diagnósticos diferentes do mesmo paciente. Confiram o material.