quarta-feira, 29 de setembro de 2010

PERGUNTA DO DIA 29/09/2010

Olá pessoal, vamos à resposta de ontem, dia 28/09/2010.

Vitaminas conheça mais sobre elas

Resposta B
Apesar de não ser comum, a deficiência de ácido ascórbico (vitamina C) ocorre, provavelmente, em pessoas que consomem uma dieta desprovida de frutas e vegetais, alcoólatras, pessoas idosas com dietas restritas, doentes graves em estresse crônico e bebês alimentados exclusivamente com leite de vaca. A deficiência grave de ácido ascórbico causa o escorbuto, que se caracteriza pelo decréscimo da excreção urinária de ácido ascórbico, associado à sua baixa concentração no plasma, nos tecidos e nos leucócitos. Outros sintomas incluem fraqueza, perda de apetite e do crescimento, anemia, maior sensibilidade no tato, edema e inflamação nas gengivas com episódios hemorrágicos e perda de dentes, edema nas juntas do pulso e tornozelo, encurtamento da respiração, hemorragias, petequiais das vênulas, fratura das bordas das costelas nas junções condrocostais, hemorragias subcutâneas e subperiostais múltiplas, com dor à movimentação do corpo. Diminuição significativa na capacidade de cicatrização de ferimentos associada ao aumento nas infecções secundárias nas áreas de sangramento, relacionadas à importância da vitamina C na biossíntese do colágeno. Seu envolvimento em algumas vias da cascata de coagulação estabelece o mecanismo pelo qual sua deficiência leva a estados de anormalidades hemorrágicas.

Para hoje, vamos deixar uma pergunta extraída da prova do concurso da Prefeitura de Itatiaia:


De acordo com o novo calendário de vacinação de rotina preconizado pelo Ministério da Saúde, as vacinas indicadas no primeiro ano de vida são:

(A) BCG, DTP, Sabin, Sarampo, Hepatite B e Hib.
(B) BCG, Hepatite B, Poliomielite, DTP e Sarampo.
(C) BCG, Hepatite B, Poliomielite, Tetravalente (DTP + Hib), Febre Amarela (apenas em áreas endêmicas, de transição ou de risco), Sarampo-Caxumba-Rubéola(SCR).
(D) BCG, Poliomielite, Tetravalente, Hepatite B e Tríplice viral (Sarampo-Caxumba-Rubéola).
(E) DPT, Sarampo, Hepatite B e Poliomielite.


 Boa sorte, espero que tenham acertado a de ontem e, por favor, divulguem o BLOG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário