terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

PERGUNTA DO DIA 08/02/2011

Olá pessoal!
Primeiramente, vamos às respostas das questões de ontem, dia 07/02/2011:

01. Alternativa B
Originalmente foi identificada uma vitamina, designada de B, reconhecida como um fator preventivo do beribéri. Atualmente, mais de 10 vitaminas B foram identificadas e designadas de vitaminas do complexo B, tendo, cada qual, importantes funções na manutenção do funcionamento orgânico.
A vitamina B1 - tiamina - é necessária para o funcionamento adequado do sistema nervoso central, prevenindo o aparecimento de seu estado patológico carencial conhecido como beribéri. Em adultos, os sinais clínicos de sua deficiência são a diminuição da sensibilidade e dos reflexos do tornozelo, fraqueza motora e hipersensibilidade dos músculos da panturrilha, diminuição da sensibilidade vibratória, posição segmentar e ataxia, diminuição dos reflexos tendinosos, desorientação, confabulação, sonolência e letargia, depressão, neuropatia periférica, disfunção cardiovascular com aumento da taquicardia. O beribéri ocorre, primariamente, em grupos populacionais cuja dieta é constituída de arroz essencialmente polido, desnutrição energético-protéica grave e em dietas restritas de fontes de tiamina, sendo comumente encontrada em alcoólatras devido à deficiência dietética, diminuição da absorção, aumento do catabolismo e distúrbios de fosforilação desta vitamina. O raquitismo e o escorbuto são caracterizados pela deficiência de vitamina D e de vitamina C, respectivamente. Já a hemofilia caracteriza-se por distúrbios genéticos que comprometem a síntese de fatores relacionados à cascata de coagulação, não estando relacionado ao estado carencial de nenhuma vitamina.

02. Alternativa E

Dentre as diversas funções do trato gastrintestinal, a mais citada envolve seu papel e importância na digestão e absorção de nutrientes. No que concerne à sua capacidade de absorção, destacam-se as superfícies mucosas do intestino delgado, cuja permeabilidade permite a absorção de diversos nutrientes ao longo de sua extensão, cada nutriente em sua região específica. A mucosa do tubo digestivo apresenta uma área cerca de 150 a 300 vezes maior do que a área da pele - 150 a 200m2 versus cerca de 2m2, respectivamente, em um ser humano adulto. Sua capacidade de absorção é desempenhada predominantemente pelos enterócitos voltados para a luz do trato gastrintestinal e organizados em microvilosidades. Estas microvilosidades, por sua vez, organizam-se em vilosidades, permitindo, assim, o aumento da área de absorção.

03. Alternativa D

A alteração nos sinais vitais pode decorrer da ação de drogas anestésicas, bem como do próprio ato cirúrgico. Assim sendo, deverão ser realizados controles seriados de 15 em 15 minutos na primeira hora do período de permanência na RPA, podendo passar para 30 em 30 minutos nas horas subseqüentes, desde que o paciente se apresente estável. Os pacientes ao recuperarem a consciência podem apresentar também um período de agitação psicomotora.

04. Alternativa D
A veia subclávia é a continuação da veia auxiliar e é geralmente 2cm, ou mais, mais calibrosa do que esta. A artéria subclávia e o plexo branquial encontram-se, respectivamente, superior e posterior à veia, sendo, porém separada contra-lateral, para formar a veia cava superior. A cateterização da veia subclávia direita deve ser preferida à da veia subclávia esquerda, pelo fato de a cúpula pleural esquerda ser mais elevada do que a da direita, sendo portanto esta mais facilmente lesada durante os procedimentos de cateterização, como, por exemplo, lesão pleural e lesão de ducto torácico.

Por fim, para hoje deixamos a seguinte questão:


Indique o procedimento que não deve ser realizado, ao prestar os primeiros socorros a uma pessoa intoxicada com soda cáustica:

A. Colocar a vítima com a cabeça mais baixa que o resto do corpo
B. Aquecer a vítima com cobertores
C. Provocar vômito com água e sal
D. Dar bastante água misturada com suco de laranja e/ou de limão
E. Nenhuma das alternativas anteriores

Nenhum comentário:

Postar um comentário