terça-feira, 14 de dezembro de 2010

PERGUNTA DO DIA 14/12/2010

Olá pessoal!
A resposta da questão de ontem, dia 13/12/2010 é a alternativa B

Como o suprimento sanguíneo materno aumenta acentuadamente durante a gestação, a demanda por ferro é obviamente grande. O volume eritrocitário total aumenta em torno de 20 a 30% de acordo com a disponibilidade de ferro dietético ou suplementar. Uma medula óssea ativa pode utilizar 500mg extra de ferro elementar durante a gravidez, e o feto a termo e a placenta acumulam 250 a 300mg. No total, a mulher grávida deve ter entre 700 a 800mg de ferro extra durante o período gestacional, a maioria do qual é necessária durante a última metade da gravidez, quando ocorrem as maiores demandas fetais e maternas. Isto representa um aumento da demanda de 5 a 6mg diário, contudo uma dieta típica geralmente fornece apenas 1 a 2mg/dia, a menos que se tenha uma atenção na seleção de alimentos ricos em ferro de boa biodisponibilidade, bem como se garanta as condições adequadas para sua absorção. O consumo de alimentos ricos em ferro ou até mesmo de suplementos próximo a alimentos ricos em fibras acarreta diminuição da biodisponibilidade de ferro, independente da fonte alimentar ou de apresentação do suplemento.

Para hoje, deixamos a seguinte questão:

A cateterização de veia subclávia representa o acesso rápido a uma veia central calibrosa, útil para a administração de sangue ou líquidos, medida da pressão venosa central (PVC) e para a passagem de emergência do cateter do Swan-Ganz de marca-passo cardíaco. Sua localização fica:

A. Acima do triângulo escaleno costoclavicular, formado anteriormente pelo terço medial de clavícula
B. Anterior pelo músculo escaleno, posterior e superior pela primeira costela
C. Posterior pelo músculo escaleno posterior e inferiormente pela segunda costela
D. Abaixo do triângulo escaleno costoclavicular,formado anteriormente pelo terço medial clavicular, posteriormente pelo músculo escaleno, anterior e inferiormente pela primeira costela
E. Somente as letras A e D estão corretas

Nenhum comentário:

Postar um comentário