quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

PERGUNTA DO DIA 21/01/2011 (RESPOSTAS)

Olá pessoal!
Passando rapidinho para deixar as respostas do dia 21/01/2011.

1- Resposta B
Apesar de não ser comum, a deficiência de ácido ascórbico (vitamina C) ocorre provavelmente em pessoas que consomem uma dieta desproyjda de frutas e vegetais, alcoólatras, pessoas idosas com dietas restritas, doentes graves em estresse crônico e bebês alimentados exclusivamente com leite de vaca. A deficiência grave de ácido ascórbico causa o escorbuto, que se caracteriza pelo decréscimo da excreção urinária de ácido ascórbico, associado à sua baixa concentração no plasma, nos tecidos e nos leucócitos. Outros sintomas incluem fraqueza, perda de apetite e do crescimento, anemia, maior sensibilidade no tato, edema e inflamação nas gengivas com episódios hemorrágicos e perda de dentes, edema nas juntas do pulso e tornozelo, encurtamento da respiração, hemorragias, petequiais das vênulas, fratura das bordas das costelas nas junções condrocostais, hemorragias subcutâneas e subperiostais múltiplas, com dor à movimentação do corpo. Diminuição significativa na capacidade de cicatrização de ferimentos associada ao aumento nas infecções secundárias nas áreas de sangramento, relacionadas à importância da vitamina C na biossíntese do colágeno. Seu envolvimento em algumas vias da cascata de coagulação estabelece o mecanismo pelo qual sua deficiência leva a estados de anormalidades hemorrágicas.

2-Resposta B
A análise do perfil de nutrientes do leite materno humano pode ser realizada com uma visão qual itativa ou quantitativa. Dentro da análise quantitativa ganham destaque as concentrações de carboidratos que, 3 dias pós-parto, atinge 6,16g/dL, mantendo-se relativamente constante 30 dias após o parto 7,26g/dL. Do total de carboidratos 70% é constituído de lactose e o restante está sob a forma de polissacarídeos com bioatividade específica e funções de proteção. O macronutriente que sucede quantitativa mente os carboidratos é a proteína, com valores de 2,29g/dL, 3 dias pósparto, com discreta queda para 1,42g/dL, 30 dias após o parto. Dentro de uma avaliação qualitat iva passa a ganhar destaque o padrão protéico específico às necessidades do recém-nascido, com destaque para os aspectos imunológicos e protetores associados a ela.

3-Resposta A
O tratamento tuberculostático com doses orais diárias de isoniazida, rifampicina e pirazinamida (acrescidas de etambutol em alguns casos) por pelo menos 6 meses geralmente cura a tuberculose. O cliente com micobacteriose atípica ou tuberculose resistente aos fármacos pode necessitar de agentes de segunda linha, como capreomicina, estreptomicina, ácido-para-aminossalicílico, pirazinamida e cicloserina.

4-Resposta A
A epidemiologia é uma área do conhecimento que agrega saberes de outras ciências, como história, estatística, sociologia, biologia, dentre outras. Através do método epidemiológico analisa-se a distribuição, os fatores determinantes, a prevalência, a incidência e a probabilidade de ocorrência do processo saúde-doença na comunidade. A partir do resultado de suas investigações planeja-se as medidas de prevenção, controle e irradiação das doenças, visando o bem-estar da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário