sexta-feira, 8 de abril de 2011

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA

Sesdec alerta para a importância da atividade física

PDF Imprimir E-mail
1239807_legs_of_a_young_man_running_maior
A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 6 de abril como o Dia Mundial da Atividade Física. Este ano, com o tema “Juntos para uma vida ativa e feliz”, a OMS busca estimular a população para práticas saudáveis e contribuir para a promoção da saúde e da qualidade de vida. Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) alerta para a importância da prática de atividades físicas regulares como prevenção ao sedentarismo, uma das principais causas de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose e obesidade.
- Uma pequena mudança nos hábitos, como caminhar até o trabalho ou subir e descer escadas, é capaz de promover melhorias na saúde e na qualidade de vida. É importante que as pessoas estejam conscientes dos benefícios da prática equilibrada de exercícios físicos para a própria saúde - explica a clínica geral do Hospital Estadual Eduardo Rabelo, Lea de Carvalho.
Entre os benefícios da prática regular de exercícios estão o fortalecimento e proteção dos ossos e das articulações, manutenção do peso e da porcentagem de gordura corporal, melhora do diabetes Mellitus ao diminuir a taxa de glicemia, e auxílio no tratamento das doenças cardiovasculares ao diminuir o mau colesterol (LDL). Além disso, ajuda na redução da ansiedade e do estresse e na recuperação da auto-estima e do humor.
Toda prática de exercícios físicos deve ser indicada e acompanhada por profissionais qualificados como médicos, fisioterapeutas e profissionais de educação física. Para os iniciantes, a avaliação médica inicial deve ser obrigatória, principalmente para portadores de doenças crônicas ou cardiovasculares. E para quem quer perder peso, um médico nutricionista poderá indicar uma alimentação equilibrada, rica em frutas, legumes, verduras e fibras, associada ao exercício físico.
- A escolha do exercício ideal deve levar em conta as particularidades de cada indivíduo, como o estado de saúde, o nível de condicionamento físico, objetivos perante a prática dos exercícios e afinidades pessoais. Por isso, a importância do acompanhamento de profissionais qualificados - explica Lea.
Para vencer o time do desânimo e da preguiça, unidades da Sesdec desenvolvem projetos que incentivam pacientes e a comunidade a praticarem regularmente atividades físicas.
O Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas Centra-Rio, em Botafogo, promove todas as segundas-feiras, aulas de alongamento, das 9h às 10h, e aulas de iniciação ao Tai Chi Chuan, das 10h às 11h. Às sextas-feiras, das 9h às 10h, a unidade realiza oficina de Tai Chi Chuan para pacientes em tratamento e seus familiares na Escola de Formação em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos (Rua da Passagem, 179, Botafogo).
As atividades físicas são também de grande importância para a saúde do idoso. Por este motivo, o Hospital Estadual Eduardo Rabelo, em Campo Grande, promove às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 11h, diversas atividades físicas para os idosos inscritos no Centro-Dia. Em média, 50 alunos participam das atividades, entre elas caminhadas, aulas de relaxamento muscular, dança, voleibol, reeducação postural global (RPG), entre outras.
Segundo a professora de Educação Física responsável pelas atividades no hospital Eduardo Rabelo, Deise Cardoso, é importante envelhecer de maneira saudável.
- Através da prática de exercícios físicos, percebemos melhoras significativas na saúde dos idosos, como a auto-estima, a autoconfiança, além da diminuição das dores articulares e dos problemas respiratórios. As atividades contribuem ainda para a integração e socialização dos idosos - explica Deise.
Segundo a professora, antes do início da prática de exercícios, o idoso deve passar por uma avaliação médica cuidadosa que permitirá a indicação da atividade adequada. Para os indivíduos com patologias já instaladas, a prática de exercícios orientados é capaz de controlar a doença, evitar sua progressão e reabilitar o paciente.
Voltado para a melhoria da qualidade de vida de seus usuários, o PAM Coelho Neto desenvolve o projeto Saúde em Movimento. As atividades acontecem no Polo Integrado com a Comunidade (PIC), anexo à unidade, na Rua Araçatuba, 233, Praça Coelho Neto. Através do projeto, a unidade desenvolve aulas de ginástica, de segunda a sexta-feira, das 8h às 9h, e dança aeróbica, de segunda a sexta, das 9h às 10h. Todas as pessoas interessadas em participar devem ter idade igual ou superior à 18 anos e devem ser moradores da comunidade ou de seu entorno. O projeto é totalmente gratuito e a inscrição pode ser feita na própria unidade (PIC).

Benefícios da atividade física:
Aumenta a massa muscular
Aumenta a resistência e a força muscular
Ajuda a relaxar, melhorando a qualidade do sono
Auxilia no controle do peso
Reduz o risco de fraturas relacionadas à osteoporose e reduz o tempo de tratamento da mesma
Diminui o risco de doenças cardiovasculares, diabetes Mellitus e dislipidemias (aumento do mau colesterol e triglicerídeos)
Reduz a depressão, o estresse e a ansiedade
Melhora a auto-estima e o humor


Nenhum comentário:

Postar um comentário