sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

PERGUNTA DO DIA 05/01/2012

Olá pessoal!

As respostas do dia 02/01/2012 são:

01. Resposta D

Uma vez que certas células são mais vulneráveis do que outras aos agentes quimioterápicos, ocorre uma tríade comum de sintomas relacionados com o trato gastrintestinal: náuseas, vômitos e diarréia. Como resultado, o estado nutricional e o balanço hidroeletrolítico do paciente podem ser prejudicados, conduzindo a várias sensações de desconforto. 

02. Resposta B

O uso prolongado de corticosteróides suprime certas funções da porção anterior da hipófise. Por isso, o crescimento da criança submetida a tratamento prolongado com esteróides pode parar, não pela supressão de hormônios, mas devido à depleção proteica. O efeito é atrofia parcial da supra-renal, com suspensão da capacidade da hipófise para liberar ACTH. Durante períodos de insuficiência da supra-renal aguda, doses maciças de corticosteróides são necessárias para prevenir o colapso hemodinâmico. 

03. Resposta A

O diabetes melito é uma doença crônica hereditária, caracterizada por hiperglicemia (nível altos de glicose sangüínea) devido a uma  relativa  insuficiência ou a uma falta de insulina, que conduz à anormalidade no metabolismo dos carboidratos, das proteínas e das gorduras. O enfermo diabético de longa duração está associado à arteriosclerose dos grandes vasos do cérebro, coração, rins e extremidades, bem como espessamento das paredes dos capilares dos olhos, rins, músculos e pele. A lesão dos nervos periféricos (neuropatia) está relacionada à hiperglicemia persistente.

Para hoje, o lance é o seguinte:


01. Os soros podem ser usados com finalidade profilática e devem ser administrados
o mais precocemente possível, após a exposição de pessoas suscetíveis a determinados agentes infecciosos. A administração dos soros caracteriza imunização:

A. Artificial
B. Passiva
C. Ativa
D. Total
E. Natural 
 
02. No contexto do sistema de vigilância, a investigação epidemiológica tem por finalidade:

A. Detectar fontes de infecção
B. Avaliar comportamento endêmico de doenças na população
C. Fazer um estudo de amostras destinado a consolidar dados
D. Apoiar os meios de comunicação
E. Inferenciar características dos casos

03. Em vacinação de rotina na Unidade Sanitária, as situações que contra-indicam
temporariamente a aplicação de vacina em criança é a utilização de corticosteróides ou:
A. Interrupção do esquema de vacinação
B. Temperatura acima de 38°C
C. Ocorrência anterior da doença
D. Reação intensa à vacinação prévia
E. Apresentação de estado gripal

04. Raiva ou hidrofobia é uma doença fatal, cujo vírus é também encontrado em mamíferos selvagens ou domésticos, como o cão e o gato. Esse vírus, quando presente na saliva dos animais contaminados, pode penetrar no organismo do homem e se instalar no sistema:

A. Nervoso
B. Uriná rio
C. Digestivo
D. Circulatório
E. Muscular 
 
05. Num exame da cavidade oral, observou-se a presença de placa branco-acinzentada, ocupando as amígdalas e áreas da faringe. Diante deste quadro, podemos suspeitar de:

A. Angina de Ludwig
B. Gonococcia
C. Difteria
D. Sarampo
E. Sífilis

Nenhum comentário:

Postar um comentário