terça-feira, 24 de janeiro de 2012

PERGUNTA DO DIA 24/01/2012

01- Resposta B

A doença hipertensiva específica de gravidez é um distúrbio observado durante o último trimestre da gravidez ou no início do puerpério. Na maioria dos casos (não em todos), a doença pode ser evitada. Uma boa assistência pré-natal e o diagnóstico e tratamento precoce da pré-eclâmpsia e suas complicações reduzirão as mortes pela eclâmpsia e suas complicações.
Fatores predisponentes da DHEG:
* Idade e multiparidade, sendo a incidência maior entre as primigestas jovens e as multíparas;
* Condições preexistentes, como nefropatia, hipertensão arterial crônica, diabetes melito;
* Condições coexistentes, como poliidrâmnio e mola hidatiforme; 
* Dieta lipoproteica e rica em carboidratos e sal, influenciada por condições socioeconômicas, padrões culturais e raciais e localização geográfica;
* Estado emocional da paciente.

02- Resposta C

O balanço hídrico consiste em registrar todas as perdas ou ganhos de líquidos durante 24 horas. Permite-nos conhecer exatamente o balanço dos líquidos, sua relação com as mudanças de peso, evitar seu acúmulo, formando edema, ou, pelo contrário, desidratação. De início anotam-se: a quantidade de líquidos por via oral, o tipo e a quantidade de comida, a quantidade administrada por sonda nasogástrica, se tiver, e líquidos intravenosos. No final, deverão ser consideradas diurese ou quantidade de urina, eliminações provenientes de sondas e tubos de drenagem e as perdas cutâneas (sudorese), pelas fezes e através da respiração.

03- Resposta B

Todas as puérperas correm risco de desenvolver infecções por causa das áreas expostas da implantação placentária e da decídua fina e altamente vascularizada. A temperatura elevada é sempre indicativo de infecção.

04- Resposta D

Durante a vida intra-uterina a transferência predominante de anticorpos ocorre com a passagem das imunoglobulinas IgG da circulação materna para fetal, conferindo ao recém-nascido proteção temporária contra determinados grupos de infecções. O baixo peso molecular das IgG é um dos principais fatores de transferência via circulação placentária em relação às demais imunoglobulinas.

05- Resposta D

Gravidez ectópica é a implantação do ovo fertilizado fora da cavidade uterina. A localização mais comum dessa implantação é a trompa de Falópio, em geral do lado direito. Outros locais possíveis são interstício,  ligamento tubo-ovariano, ovário, cavidade abdominal e orifício cervical externo. Qualquer condição que impeça ou evite a passagem do ovo fertilizado do ovário pelas trompas de Falópio até chegar ao útero pode causar gravidez ectópica. Essas condições são: endossalpingite, doenças inflamatórias pélvicas, divertículos, aderências, tumores, cirurgia tubária, fatores dispositivos intra-uterino, doenças sexualmente transmissíveis ou abortamento induzido. 




Para hoje, a questão é a seguinte:

01. A posição em que o paciente é colocado na mesa de operação depende do tipo de cirurgia e do estado do paciente. Assim sendo, a posição de litotomia é indicada para as seguintes operações: 
A.  Vaginais 
B.  Cervicais 
C.  Cranianas 
D.  Torácicas 


02. A cateterização de veia subclávia representa o acesso rápido a uma veia central calibrosa, útil para a administração de sangue ou  líquidos, medida da pressão venosa central (PVC) e para a passagem de emergência do cateter do Swan-Ganz de marcapasso cardíaco. Sua localização fica: 
A.  Acima do triângulo escaleno costoclavicular, formado anteriormente pelo terço medial de clavícula 
B.  Anterior pelo músculo escaleno, posterior e superior pela primeira costela 
C.  Posterior pelo músculo escaleno posterior e inferiormente pela segunda costela 
D.  Abaixo do triângulo escaleno costoclavicular, formado anteriormente pelo terço medial clavicular, posteriormente pelo músculo escaleno, anterior e inferiormente pela primeira costela 
E.  Somente as letras A e D estão corretas 

03.  Agitação, flutuação dos sinais vitais, resposta diminuída aos estímulos, aumento de
cefaléia e alterações pupilares no pós-operatório de craniotomia são sinais e sinto-
mas que caracterizam: 
A.  Hipovolêmica 
B.  Edema cerebral
C.  Abscessos cerebrais :i
D. Meningite asséptica 
E.  Tuberculose pulmonar 

04.  A  enfermeira responsável pelos cuidados perioperatórios do paciente portador de feocromocitoma tem uma preocupação específica quanto: 
A.  As flutuações do nível de consciência 
B.  Ao potencial para discrasia sangüínea 
C.  As variações extremas da pressão arterial 
D.  Ao risco para desencadeamento de discinesias 

05. A obstrução intestinal é uma complicação que pode acompanhar as cirurgias abdominais. Ocorre mais frequentemente após cirurgias do abdômen inferior e da pelve. A  fim de identificar essa situação, o enfermeiro que atua na unidade cirúrgica deve estar atento para os seguintes sinais e sintomas: 
A.  Diarréia e febre 
B.  Dor abdominal e vômitos 
C. Desidratação e hipotensão 
D.  Perda de peso e hipertensão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário