domingo, 12 de fevereiro de 2012

MAIS UM SIMULADÃO DO SUS

Olá pessoal!

As respostas do dia 03/02/2012 são:

01. Resposta A
Solicitação de exames complementares, que constituem:

*  Tipagem sanguínea; grupo sanguíneo; fator R
*  Hemograma completo ou Hb e H+; 
*  VDRL; 
*  Protoparasitológico; 
*  Sorologia para rubéola; 
*  Título de Coombs indireto (Rh negativo); 
*  Mantoux e PPD; 
*  Papanicolaou; 
*  HIV; 
*  Sorologia para toxoplasmose. 

02. Resposta C

A progesterona é o hormônio produzido pelo corpo lúteo do ovário. Durante o primeiro trimestre da gravidez há um acentuado aumento na produção de hormônios, particularmente estrogênio e progesterona. Estas mudanças hormonais são responsáveis por muitos dos primeiros sinais de gravidez. O aumento da progesterona tem efeito relaxante sobre os músculos lisos, o que causa irregularidade intestinal, em muitos casos, e constipação intestinal. 

03. Resposta B

 O DIU (dispositivo intra-uterino) é uma peça de metal ou plástico, inserida através do colo na cavidade endometrial para evitar a gravidez. Um DIU satisfatório é fácil de inserir, permanece no local, é um eficaz contraceptivo, não causa problemas como dor ou sangramento, raramente necessita ser removido e é econômico. 
A vantagem desse método é reduzir o fator de erro da paciente, o que faz com que ele seja usado em larga escala em grupos de baixo poder socioeconômico. As desvantagens são que o dispositivo pode ser expelido despercebidamente e causar possíveis infecções e ruptura do útero. Caso tenha que ser retirado ou trocado, deverá ser feito pelo médico. 

04. Resposta D

Durante a vida intra-uterina a transferência predominante de anticorpos ocorre com a passagem das imunoglobulinas IgG da circulação materna para fetal, conferindo ao recém-nascido proteção temporária contra determinados grupos de infecções. O baixo peso molecular das IgG é um dos principais fatores de transferência via circulação placentária em relação às demais imunoglobulinas. 


05. Resposta D

A anemia caracteriza-se pela quantidade reduzida de eritrócitos e pelos níveis  de hemoglobina. Por ocasião do nascimento, a contagem média das hemácias (hematimetria) é de 5.000.000/ mm3. Esses níveis diminuem para 3.000.000 a 4.000.000/mm3 durante as oito semanas subsequentes, porque não são produzidas hemácias novas para sua reposição. Os níveis de Hg, que comumente variam de 16 a 20g/dL (sangue do cordão) por ocasião do nascimento, diminuem para 10 a 11 g/dL durante as oito semanas seguintes e para 7 a 9g/dL nos lactentes prematuros.
A anemia fisiológica é devida à produção reduzida de Hg e de hemácias, à taxa de sobrevida dos eritrócitos de 90 dias, ao aumento do volume sanguíneo e à hemodiluição associada ao crescimento rápido. Os lactentes prematuros desenvolvem anemia mais precocemente e de maior gravidade do que os lactentes a termo. 


Para hoje, deixaremos mais um SIMULADÃO DO SUS, divirtam-se.

1)Dentro dos princípios de atenção à saúde do SUS, foram criados os Centros de Atenção Psicossocial - CAPS para atendimento aos pacientes com transtornos mentais. Os CAPS se caracterizam por:

1) serviço de atendimento diário.
2) tratamento sintomatológico com eletrochoque.
3) atividades terapêuticas diversificadas.
4) atendimento pelo médico especialista em psiquiatria.
5) exclusão social do paciente.

Estão corretas apenas:
a)2, 4 e 5
b)1, 3 e 4.
c)1, 2 e 5
d)3, 4 e 5
e)1, 2 e 4


02- Os recursos financeiros do SUS são depositados em conta especial do município, para atender a programação local de saúde, sob a fiscalização do(a):
a)Conselho Municipal de Educação.
b)Conselho Municipal de Saúde.
c)Congresso Nacional.
d)Conferência de Saúde.
e)Comissão Intergestores de Saúde.

03- O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela constituição federal de 1988 e é considerado uma proposta inovadora na área da saúde, que procura universalizar o acesso. É um princípio do SUS, a:
a)integralidade.
b)centralização.
c)padronização.
d)nacionalização.
e)liberdade.

04- A Lei Orgânica da Saúde nº 8.080/90, de 19 de setembro de 1990, nas suas disposições gerais afirma que o dever do Estado é:
a) Prover as condições necessárias para a reformulação da política de saúde, da vigilância nutricional, da proteção do meio ambiente e da vigilância sanitária.

b) Partilhar com a sociedade em geral, pessoas, famílias e empresas o provimento de serviços para a promoção da saúde, rede de serviços de saúde regionalizada e hierarquizada, através de comissões intersetoriais.

c) Prover condições indispensáveis para o pleno exercício da saúde como um direito fundamental, através da reformulação de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.

d) Prover as condições indispensáveis para assegurar o acesso universal aos serviços de saúde privados, através de convênios com instituições de saúde.

e) Participar como parceiro da garantia de acesso aos serviços de saúde de média e alta complexidade somente em instituições de caráter privado.

05- É correto afirmar que, na Lei Orgânica da Saúde nº 8.080/90, o SUS é constituído pelo:
a) Conjunto de instituições públicas e filantrópicas para o desenvolvimento de ações de promoção da saúde da população.

b) Conjunto de ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público.

c) Conjunto de serviços de saúde de natureza pública e privada, no âmbito municipal, estadual e federal que se complementam para garantir o direito à saúde da população.

d) Conjunto de ações e serviços de saúde que articulam a promoção da saúde e a prevenção de doenças e acidentes nas instituições privadas.

e) Conjunto de ações vinculadas à vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, saúde do trabalhador e assistência terapêutica e farmacêutica.

06- O Pacto pela saúde compreende um conjunto de compromissos estabelecidos entre gestores da saúde nas três esferas de governo, com o objetivo de fortalecimento do SUS, construído durante três anos, por meio de muita negociação entre representantes de:
a)Usuário do SUS, Conselho Nacional de Saúde e Ministério da Saúde.
b)Ministério da Saúde, Usuário do SUS e Conselho de Secretários Municipais de Saúde.
c)Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Saúde.
d)Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, Conselho de Secretários Estaduais de Saúde e Ministério da Saúde.
e)Conselho Estadual de Saúde, Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde e Ministério Público Federal.

07- Os territórios de desenvolvimento do Estado do Piauí constituem as unidades de planejamento da ação governamental, considerada pela Lei Complementar Nº 87, de 22 de agosto de 2007, possibilitando um melhor planejamento das ações do governo com a sociedade, de forma compartilhada. De acordo com essa Lei Complementar, são 11 territórios e 28 aglomerados. O território denominado “Entre Rios” é composto por municípios como Teresina, Barro Duro, União, dentre outros. Integram o território de desenvolvimento “Entre Rios”:
a)30 municípios e dois aglomerados.
b)31 municípios e dois aglomerados.
c)31 municípios e três aglomerados.
d)30 municípios e três aglomerados.
e)29 municípios e três aglomerados.

08- A Emenda Constitucional nº 29 estabeleceu os gastos mínimos em saúde dos governos federal (corrigidos pela variação nominal do PIB), estadual (___% de suas receitas) e municipal (___% de suas receitas). Sua regulamentação está em tramitação no Congresso e irá determinar quais tipos de gastos são da área de saúde e quais não são.

09- As porcentagens que preenchem as lacunas adequadamente são respectivamente:
a)20 e 10;
b)10 e 20;
c)17 e 15;
d)15 e 12;
e)12 e 15.
10- A DESCENTRALIZAÇÃO no SUS tem como pressupostos:
a)Municipalização e hierarquização.
b)Resolutividade e municipalização.
c)Regionalização e independência.
d)Integralidade e regionalização.
e)Hierarquização e regionalização.

Uma epidemia com alta velocidade de progressão deve ser considerada do tipo?a)Explosiva.
b)Progressiva.
c)Fonte comum.
d)Fonte pontual.
e)Fonte persistente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário