sábado, 4 de fevereiro de 2012

PERGUNTA DO DIA 03/02/2012

Olá pessoal!

Desculpem a ausência esses dias, mas já estamos de volta.

Bem, as respostas das últimas questões postadas são:

01. Resposta A

A posição litotômica é a posição ginecológica com pernas flexionadas sobre o abdômen. Quando feita na mesa ginecológica, apoiam-se os joelhos em pedais apropriados, denominados joelheiras, deixando a região genital mais bem exposta do que na posição ginecológica.

02. Resposta D

A veia subclávia é a continuação da veia auxiliar e é geralmente 2cm, ou mais, mais calibrosa do que esta. A artéria subclávia e o plexo branquial encontram-se, respectivamente, superior e posterior à veia, sendo, porém separada contra-lateral, para formar a veia cava superior. A cateterização da veia subclávia direita deve ser preferida à da veia subclávia esquerda, pelo fato de a cúpula pleural esquerda ser mais elevada do que a da direita, sendo portanto esta mais facilmente lesada durante os procedimentos de cateterização, como, por exemplo, lesão pleural e lesão de ducto torácico.

03. Resposta B

O edema cerebral é uma possibilidade freqüente em cirurgias que abordam a cavidade craniana e que deve ser devidamente controlado no pós-operatório; uma vez instalado e na dependência de suas proporções, apresenta-se com cefaléias, agitações, náuseas e vômitos. 

04. Resposta C

Feocromocitoma é um tumor secretor de catecolaminas tipicamente da medula supra-renal, que se manifesta como hipertensão arterial paroxística ou contínua em pacientes jovens ou de meia idade. São comuns episódios súbitos de cefaléia, palpitações e sudorese profusa. Achados associados incluem perda ponderaI, hipotensão ortostática e redução da tolerância à glicose. 

05. Resposta B

Existe obstrução intestinal se houver impedimento patológico ao fluxo normal do conteúdo intestinal através do trato intestinal. Esse fluxo pode ser impedido por dois tipos de processos:

* Mecânicos - existe uma obstrução intraluminal ou uma obstrução mural em virtude da pressão exercida sobre as paredes intestinais;
* Paralíticos - a musculatura intestinal é incapaz de impulsionar o conteúdo ao longo do intestino.
A obstrução pode ser parcial ou completa. Sua gravidade depende da região do intestino afetado, do grau em que a luz é ocluída e, mais particularmente, do grau em que a circulação sanguínea na parede intestinal é afetada.

Para hoje o lance é o seguinte:




01. O serviço de pré-natal de unidade básica de saúde, ao atender uma a gestante de baixo risco, deve submetê-Ia, pelo menos, aos seguintes exames de rotina: 

A.  Tipagem sangüínea, sorologia para sífilis, exame de urina 
B.  Teste de Coombs, tensão arterial, reação sorológica para Lues 
C.  Amniocentese, reação sorológica para Lues, laparoscopia 
D.  Albuminúria, tensão arterial, aneroxia tetânica 
E.  Laparoscopia, amniocentese, albuminúria 

02. O hormônio responsável pela preservação da gravidez e algumas mudanças no organismo materno é: 

A.  Estrogênio 
B.  Aldosterona 
C.  Progesterona 
D.  Gonadotropina 
E.  Testosterona 

03. Dentre as afirmativas a seguir, sobre o marque a única incorreta: 

A.  A época ideal para colocação do DIU é durante ou logo após a menstruação 
B.  A retirada do DIU poderá ser feita pela própria mulher em casa 
C.  Deve-se evitar relações sexuais durante a primeira semana de colocação do DIU 
D.  O exame ginecológico deverá continuar a ser feito anualmente, caso esteja tudo normal 
E.  Não se deve colocar o DIU logo após o parto. Deve-se esperar, pelo menos, dois meses 

04. A única imunoglobulina que atravessa a placenta, permitindo a defesa contra infecção durante as primeiras semanas de vida do recém-nascido, é a: 

A.  lgM 
B.  IgD 
C.  IgA 
D.  lgG 
E.  IgF 

05. A exsanguineotransfusão é um procedimento realizado em recém-nascidos, através do qual pequenas quantidades de sangue são retiradas e repostas, com sangue de doador compatível, até que seja reposto volume de troca igual a um ou dois volumes sanguíneos. Uma das finalidades desse procedimento é: 

A.  Aumentar os níveis de bilirrubina no sangue 
B.  Reduzir os fatores de coagulação 
C.  Tratar as doenças cardíacas 
D.  Corrigir anemias severas 
E.  Imunizar o neonato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário