domingo, 20 de novembro de 2011

SIMULADO DE PORTUGUÊS

Olá pessoal!

A resposta do dia 18/11/2011 é a alternativa A

Coma superficial, estupor, coma profundo, confusão e sonolência.


Para hoje, lembrando que o Português cai em todos os concursos, vamos ao SIMULADÃO DO DOMINGÃO:

1)Assinale a alternativa cujo período NÃO apresenta problema (s) de adequação à norma padrão:
a)Quando vi Marcelo sozinho, entendi que a mulher, cujo o problema ele resolvera, já havia ido embora.
b)Existe questões de difícil solução, como a inclusão digital, uma demanda, dentre tantas outras, que não podem ser desconsideradas.
c)Segundo pesquisa recente, há mais crianças obesas nesse início de século, pois o consumo de altas doses de açúcar e gorduras, animais ou vegetais, aumentaram consideravelmente.
d)O número de mortos, nas estradas do Brasil é crescente; a imprudência e a impunidade incentiva descuidos, fazendo com que políticas governamentais sejam uma necessidade latente.
e)Encontrei-a na rua, cabisbaixa, e percebi temeroso que o pior havia acontecido: a criança estava, de fato, morta.

2)Assinale a opção que continua de forma coesa e coerente o trecho a seguir. A recessão poderá terminar neste ano ainda, se for restaurada alguma estabilidade no sistema financeiro. Nesse caso, 2010 será um ano de recuperação. A previsão, a mais otimista desde o início do ano, foi apresentada no Senado pelo presidente do Banco Central dos Estados Unidos (Federal Reserve, Fed), o economista Ben Bernanke. Quando a maior parte dos analistas se mostra insegura quanto à duração da crise, a indicação de um prazo relativamente curto para o início da retomada é animadora. Mas o otimismo é sujeito a uma condição importante e nada fácil de se cumprir. (O Estado de S. Paulo, 26/2/2009)
a)Há dúvidas se o governo deverá estatizar algumas instituições temporariamente - ideia rejeitada por Bernanke, que admite, apenas, a participação minoritária do governo no capital dos bancos - e o trabalho de reabilitação está apenas no começo.
b)Foi esse, aparentemente, o objetivo central do presidente em seu primeiro discurso ao Congresso a respeito do Estado da União. Ele voltou a descrever os problemas da economia americana, mas apontou também as possibilidades de reativação e as inovações políticas contidas no pacote.
c)Essa restrição apontada por Bernanke não é uma novidade. Foi apontada por vários economistas e governantes, incluído o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, empenhado em justificar a ajuda aos bancos em seu país.
d)Mas é uma lembrança oportuna, quando o governo americano se dispõe a pôr em prática o pacote de estímulo fiscal de US$ 787 bilhões aprovado neste mês pelo Congresso. Depois de haver trabalhado muito pela aprovação dessa proposta, o presidente Barack Obama ainda tem de se esforçar para transmitir algum entusiasmo aos políticos, empresários e consumidores.
e)A economia só voltará a funcionar razoavelmente quando a arrumação do sistema financeiro der algum resultado. Isso dependerá não só de uma regulamentação mais severa do mercado, mas também, e preliminarmente, da recapitalização dos grandes bancos.

3)Considere as frases:

I. Recomendou que era para mim esperá-lo à porta do cinema.
II. Entre mim e a sua família sempre houve entrosamento.
III. Estes relatórios devem ser conferidos por mim e por vocês.

O emprego do pronome mim está correto em
a)III, apenas.
b)I e II, apenas.
c)I e III, apenas.
d)II e III, apenas.
e)I, II e III.

4)Há um substantivo abstrato em:
a)Lustre.
b)Água.
c)Solidariedade.
d)Paris.

5)A divisão silábica da palavra “garganta” está correta em:
a)Gar-gan-ta.
b)Ga-r-ga-n-ta.
c)Gar-ga-nta.
d)Ga-rgan-ta.

6)Assinale a alternativa na qual todas as palavras estão grafadas segundo as normas de ortografia vigentes.
a)Quando interagimos por meio da linguagem, fazemos uma espécie de revesamento entre informações implícitas e explícitas.
b)É um equívoco imaginar que inferência é sinônimo de advinhar o que os outros nos querem dizer.
c)Não é preciso ser demasiadamente pespicaz para compreender informações que subjazem às nossas palavras.
d)Às vezes, informações implícitas se escondem por traz das mais inocentes reivindicações que recebemos.
e)Em seu livro intitulado Elementos de análise do discurso, Fiorin discorre sobre as informações explícitas e implícitas.

7)Assinale a opção em que a consoante grifada faz parte do radical, não sendo consoante de ligação.
a)paulada
b)chaleira
c)lapisinho
d)cafeteira

8)Em relação ao Benefício de Prestação Continuada, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) Considera-se incapaz de prover a manutenção da pessoa portadora de deficiência ou idosa a família cuja renda mensal per capta seja inferior a um quarto do salário mínimo.
( ) A concessão do benefício ficará sujeita a exame médico parcial e laudo realizados pelos serviços de perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.
( ) O benefício de prestação continuada é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso com setenta anos ou mais e que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção e nem de tê-la provida por sua família. A sequência está correta em:
a)V, V, V
b)F, V, F
c)V, F, V
d)V, V, F
e)F, F, V

9)Observe o trecho abaixo:
“Os temas abordados são direitos indígenas, inclusão digital, turismo ecologicamente corretos, cidadania, reciclagem, entre outros, escolhidas pela comunidade.”
Ao produzir o texto acima, o autor cometeu erro(s) de CONCORDÂNCIA NOMINAL que se transmite(m) através do (s) termo(s)a)abordados.
b)corretos e digital.
c)escolhidas.
d)abordados e outros.
e)corretos e escolhidas.

10)O silêncio já se tornou para mim uma necessidade física espiritual. Inicialmente escolhi-o para aliviar-me da depressão. A seguir precisei de tempo para escrever. Após havê-lo praticado por certo tempo, descobri, todavia, seu valor espiritual. E de repente dei conta de que eram esses momentos em que melhor podia comunicar-me com Deus. Agora sinto-me como se tivesse sido feito para o silêncio. (Mahatma Gandhi)

Observe os trechos abaixo.

I. “Inicialmente escolhi-o para aliviar-me da depressão.”
II. “A seguir precisei de tempo para escrever.”
III. “Após havê-lo praticado por certo tempo, descobri, todavia, seu valor espiritual.”
IV. “Agora sinto-me como se tivesse sido feito para o silêncio.”

Sobre eles, é CORRETO afirmar que
a)no trecho I, poderia haver uma vírgula após o termo inicialmente, por se tratar de um adjunto adverbial deslocado.
b)no trecho II, estaria incorreto se colocar uma vírgula após o termo seguir.
c)no trecho III, as vírgulas existentes entre o termo todavia poderiam ser retiradas, sem caracterizar desobediência às normas gramaticais.
d)no trecho IV, se houvesse uma vírgula após o termo agora, caracterizaria uma desobediência às normas gramaticais.
e)no trecho III, a vírgula após o termo tempo é facultativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário