sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

DICAS DE CRASE

Olá pessoal!


As respostas do dia 10/12/2011 são:


01. Resposta E 
Assinclitismo é o fenômeno no qual a operação de parto é dificultada pela diferença entre o eixo da pelve da gestante e o eixo do feto. 




02. Resposta D 
A higienização do coto umbilical tem o objetivo de propiciar a mumificação e evitar infecção. É realizada em movimentos únicos da parte proximal para a distal, com hastes flexíveis ou gase embebido em álcool a 70%. Após a limpeza o coto é deixado envolto de uma gase para proteger a pele abdominal. 


03. Resposta B 
Todas as puérperas correm risco de desenvolver infecções por causa das áreas expostas da implantação placentária e da decídua fina e altamente vascularizada. A temperatura elevada é sempre indicativo de infecção. 


04. Resposta C 
Examine as mamas da paciente quanto ao tamanho, à temperatura, hipersensibilidade, secreção e fissuras. Esse exame estabelece as bases para a orientação da paciente, tenha ela escolhido amamentar no seio ou com mamadeira. As mamas têm que estar moles, indolores e sem eritemas ou secreções; a secreção do colostro começa no segundo dia após do parto e acompanha-se de hiperestesia e ingurgitação, que persistem por cerca de 3 dias. Deve-se nesses casos aplicar compressas mornas e úmidas.  




Para hoje o lance é o seguinte:


Nós sabemos que a língua portuguesa tem derrubado muita gente nos últimos concursos. Portanto, resolvemos deixar umas dicas de crase.


Dicas sobre a crase:

* não ocorre crase em locuções formadas por duas palavras repetidas, mesmo estando no feminino: face a face, cara a cara, frente a frente, terra a terra, porta a porta e outras locuções.
* antes de numeral que indica hora sempre se usa crase. Os exemplos são pontuais: vou chegar às duas da tarde, ou à uma da madrugada, ou às oito da noite, ou às 23 horas, ou à meia-noite, ou à zero hora, mesmo sendo zero uma palavra masculina.
* outros três exemplos de não-uso da crase: Creusa gosta de andar a cavalo; Creusa comprou um carro a prazo; Creusa ficou a pé. Nos três casos o a não é craseado. Porque antes de palavra masculina (carro, cavalo e pé) o a é apenas preposição, e o à é a contração, a união entre a preposição e o artigo feminino.

Erros de uso:

* Entregamos à domicílio:

É fácil ver que Domicílio, enquanto substantivo masculino, não pode ter um artigo feminino a, e portanto não leva acento grave. Quero aqui ressaltar um outro erro: o verbo entregar significa levar alguma coisa a alguém em algum lugar. Nesse contexto, domicílio não é o objeto indireto (a alguém) e sim o adjunto adverbial de lugar. Portando não entregamos a Domicílio, e sim no domicílio.

* Vendas à prazo:

É fácil ver que prazo, enquanto substantivo masculino, não pode ter um artigo feminino a, e portanto não leva acento grave. Para formação de crase com um substantivo masculino, só com o uso do pronome aquele, mas no caso de artigo, como pede o artigo o, ficaria vendas ao prazo.

* à escolher:

Escolher é um verbo e como tal não pede artigo, a não ser que esteja na sua forma substantivada. Mas nesse caso, um verbo substantivado sempre vai para o masculino, e portanto pediria artigo o. O escolher é uma árdua tarefa.

* à perder de vista:

Perder é um verbo e como tal não pede artigo, a não ser que esteja na sua forma substantivada. Mas nesse caso, um verbo substantivado sempre vai para o masculino, e portanto pediria artigo o.

* Trajes à rigor:

Rigor é um substantivo masculino e, portanto, não pode ter uma artigo feminino.

* à vista:

Este é de longe o erro mais comum e mais cometido no uso do acento grave. Soa bastante natural o acento em vendas à vista. Porém é simples perceber que seu uso é incorreto. Basta fazer a substituição da palavra vista por um substantivo masculino, que no caso o mais prático é a palavra prazo, por ter um uso bastante similar. Como não dizemos vendas ao prazo, também não diremos vendas à vista, certo? Há porém que se notar um caso em que utiliza-se o acento grave: quando vista é usado no sentido de ver, enxergar, como em terra à vista.

* de segunda à sexta:

Podemos nesse caso notar que segunda está sem artigo (de --> da) e portando Sexta também deve estar sem artigo por uma questão de coerência. Podemos também fazer o teste substituindo por um substantivo masculino: ... de segunda a sábado.. Como não falamos ao sábado, não colocamos crase em a sexta. Fácil, não?

* à 10 minutos:

Numerais, em geral, não levam artigos definidos. Podemos, ao invés disso, apor um artigo indefinido: a uns 10 minutos, que nos provará que 10 minutos é masculino. Por outro lado, o acento grave poderia estar ligado a um substantivo feminino oculto (distância, por exemplo). Porém minuto não é medida de distância, e sim de tempo, portanto não faz sentido falar-se em à distância de 10 minutos.

* à mão:

Temos aqui um substantivo feminino e, portanto, vamos tentar substituí-lo por um masculino. Podemos traçar uma equivalência de feito a mão com ir a pé. Como não falamos ir ao pé, não diremos feito à mão.

* até às 18:00:

Aqui já temos uma preposição (até), cuja função é limitar a continuidade da ação. Portanto não cabe aqui o uso de mais uma preposição (a) e com isso não haverá formação da crase.

* à partir de:

Partir é um verbo e como tal não pede artigo, a não ser que esteja na sua forma substantivada. Mas nesse caso, um verbo substantivado sempre vai para o masculino, e portanto pediria artigo o.


Boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário