sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

PERGUNTA DO DIA 23/12/2011

Olá pessoal!

As respostas do dia 18/12/2011 são:

01. Resposta A

O movimento pela saúde, enquanto qualidade de vida, está bastante marcado pela capacidade de resposta do Estado às demandas sociais, através de suas políticas públicas. Assim, os projetos de redução do estado que apontam seu suposto excesso de tamanho e sua suposta ineficiência marcaram as discussões realizadas na 10ª Conferência Nacional de Saúde (CNS). Os participantes discutiram os projetos, as políticas e a articulação entre as diferentes instâncias do poder público. 

02. Resposta B

Uma das complicações da leptospirose é a insuficiência renal aguda por nefrite intersticial. 

03. Resposta B

Tétano, cujo agente é o Clostridium  tetani. A transmissão se dá por contato de uma lesão com solo que contenha fezes de animais ou estrume rico em esporo do bacilo tetânico. As medidas de prevenção são: vacinação de gestantes, de crianças de 0 a 4 anos (controle do PNI), de escolares e outros grupos expostos ao fator de risco. População de risco: crianças de 0 a 4 anos, profissionais que lidam com material contaminado, população rural. 

04. Resposta B

O agente causador da tuberculose é uma bactéria, também conhecida como bacilo de Koch, por ter sido descoberta, em 1882, por Robert Koch. O nome científico da bactéria é o Mycobacterium tuberculosis. 
Há dois tipos de bacilos da tuberculose que podem afetar o homem: o bacilo humano e o bacilo bovino, este último pode acometer crianças com menos de 4 anos de idade que se alimentam de leite de vaca contaminado.


Para hoje, vamos às seguintes questões:

01. Ao detectar um paciente com retenção urinária utiliza-se como conduta prévia ao
cateterismo a aplicação de:
A. Calor na região epigástrica
B. Calor na região mesogástrica
C. Calor na região hipogástrica
D. Compressa fria na região epigástrica
E. Compressão na região hipogástrica
02. Na administração de medicação digitálica, é recomendada a verificação do pulso antes da sua administração. Este cuidado justifica-se porque esta medicação induz:

A. Aumento da volemia
B. Aparecimento de arritmias
C. Diminuição da freqüência cardíaca
D. Aumento da freqüência cardíaca
E. Insuficiência cardíaca esquerda
03. O hospedeiro definitivo do Schistosoma mansoni é o:
A. Homem
B. Cavalo
C. Porco
D. Cão



Nenhum comentário:

Postar um comentário