sábado, 3 de dezembro de 2011

REPOUSO NA GRAVIDEZ

  Shutterstock

Por que algumas mulheres precisam ficar de repouso?

Há décadas o repouso é prescrito para grávidas, por vários motivos, como para evitar o aborto espontâneo ou o parto prematuro.

O repouso muitas vezes é aconselhado na gestação de gêmeos ou mais e quando há insuficiência do colo uterino, condição em que o colo do útero se abre antes do tempo.

O médico também pode recomendar repouso quando o bebê não está crescendo tanto quanto devia dentro do útero. Outras possíveis causas para a indicação de repouso são placenta baixa, descolamento de placenta, diabete gestacional, hipertensão, diminuição do líquido amniótico e pré-eclânpsia.

É comprovado que o repouso realmente ajuda?

Existem poucos estudos concretos sobre a eficácia do repouso. Como não há evidências científicas nem contra nem a favor, os médicos preferem a cautela e recomendam repouso.

Existem até estudos afirmando que o repouso absoluto no hospital aumentou o risco de parto prematuro em gestações de gêmeos. Mas as pesquisas sobre o assunto são raras, e enquanto elas não são feitas os especialistas divergem. Uns são contra o repouso, e outros preferem seguir a tradição e confinar a mulher à posição horizontal.

Vou ter de ficar de repouso absoluto? O que significa esse termo?

Não existe um padrão para o repouso. Se seu médico recomendou repouso, pergunte exatamente o que ele quer dizer. Tradicionalmente, o "repouso absoluto" significa só se levantar da cama ou do sofá para ir ao banheiro. Ou às vezes nem isso (e aí é preciso usar a "comadre"). Mas é cada vez mais raro os médicos receitarem esse tipo de repouso.

A forma mais comum de repouso inclui não ir trabalhar, não dirigir, não ter relações sexuais, não fazer atividade física e evitar ficar de pé por muito tempo. Os médicos costumam recomendar que a mulher fique a maior parte do tempo deitada de lado, de preferência sobre o lado esquerdo.

Estou de repouso, mas me sinto cansada. Por que, se não faço nada?

As pessoas podem até imaginar que ficar de repouso é gostoso, afinal você pode dormir o quanto quiser e passar o dia todo vegetando na frente da TV. Mas, conforme os dias vão se passando, o tédio, o desconforto e a sensação de estar presa acabam tomando conta.

A sensação de cansaço, por incrível que pareça, aumenta, porque os músculos, o coração e os pulmões da mulher ficam mais fracos por falta de uso. Quando o repouso finalmente acaba, pode demorar semanas para o corpo retomar a força normal (às vezes é necessário até fazer fisioterapia para fortalecer os músculos novamente).

Ficar presa à cama ou ao sofá pode ser incrivelmente estressante. Pior ainda se houver outras crianças na casa. Se você estiver de repouso, mas estiver se sentindo muito mal com a situação, converse com o seu médico. O estresse só vai ser prejudicial.

E mostre este trecho para qualquer pessoa que insinuar que sua vida está fácil, afinal "só fica deitada o dia inteiro, não tem do que reclamar!".

Meu médico me mandou ficar de repouso. E agora?

Em primeiro lugar, pergunte para o médico exatamente o que ele quer dizer com repouso. Faça muitas perguntas e dê exemplos de atividades do dia-a-dia: "Posso me levantar para preparar um sanduíche para o meu almoço?", ou "Posso assistir à TV sentada no sofá, ou tenho de deitar?".

Esclareça quais os reais benefícios que o repouso trará para o seu caso, para que você possa optar.

Sabendo quais são as restrições, converse com sua família, com amigos e com seu empregador para chegar a um plano. Você vai precisar criar todo um esquema de ajuda (sem culpa!).

Veja alguns passos:

- Se tem outros filhos, arrume candidatos a ajudar a cuidar deles. O melhor é que o esquema de cuidados seja fixo, para não mexer muito na rotina da criança (e evitar preocupação com o assunto todos os dias).

- Pense no que vai precisar ao longo do dia, e crie uma "estação" perto de você: telefone, lanchinho, bebida, livros, revistas, papel, caneta, controle remoto... Você pode colocar tudo numa caixa ou numa bandeja para ficar mais fácil de levar de um lugar para o outro (da cama para o sofá, por exemplo).

- Pergunte aos amigos quem pode ajudar com o que e não hesite em pedir. Se sua vizinha vai ao supermercado, peça a ela que traga algumas compras para você. As pessoas vão estar muito mais dispostas a ajudar do que você imagina.

- Compre alguns pratos e copos descartáveis para não ter de ficar lavando louça.

- Ponha a TV no quarto e assista tudo o que quiser. Faça uma lista de filmes, por exemplo.

- Livros e revistas ajudam a distrair. Pode ser que demore muito tempo para você poder ler de novo, depois que o bebê nascer.

- Vale a pena investir num laptop, tablet ou smartphone, ou até pedir um emprestado. Você pode conversar com amigas, se informar, trocar ideias e fazer compras online para o bebê.

- Informe-se no departamento de recursos humanos da sua empresa sobre a política para afastamentos longos.

Há algum truque para suportar melhor o repouso?

Sim, há algumas dicas para você conseguir ficar em repouso sem se desesperar.

- Pergunte ao médico se você pode fazer algum tipo de alongamento, na cama mesmo, ou exercícios específicos para os braços e as pernas. Um pouco de alongamento vai fazer bem para sua circulação e para seus músculos (e, tomara, para o seu humor também), além de diminuir o risco de formação de coágulos pela imobilidade.

- Tome cuidado com a prisão de ventre
. Ficar deitada o dia inteiro pode reduzir o ritmo da sua digestão e prender ainda mais o intestino. Tome bastante água e capriche nos alimentos com fibras.

- Evite dormir muito durante o dia. Prefira tirar uma soneca sempre no mesmo horário, por exemplo depois do almoço. Se você começar a dormir a qualquer hora, vai começar a passar boa parte da noite em claro.

- Que tal tentar alguma atividade manual? Você pode tentar aprender a fazer algum artesanato, para você ou para o bebê, desde que a atividade esteja dentro das liberadas pelo médico. Faça alguma coisa que nunca tem tempo para encarar. Bordar, fazer crochê, desenhar, arrumar fotos em um álbum ou no computador ou qualquer coisa produtiva vai fazer você se sentir menos inútil e tensa.

- Se você tem outro filho, separe um tempinho todos os dias para ficar com ele. Pode ser assistir a um vídeo, cantar, até tirar uma soneca juntos. Deixe seu filho fazer bastante exercício antes desse tempinho com você, para ele não ter tanta vontade de ficar pulando na cama! E evite dizer que está "doente". Prefira explicar que "a mamãe precisa ficar na cama para o bebê crescer bastante".


Fonte: babycenter.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário