A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro está convocando os aprovados em seu último Processo Seletivo, para apresentação de documentação na sede daquela Secretaria de Estado. São mais de 4000, isso mesmo, 4000 convocados, entre Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. Fiquem ligados e procurem seus nomes nas listas constantes no site http://www.saude.rj.gov.br/concurso-ceperj-2010 que, naturalmente, esta congestionado nesse momento. Lembramos que as apresentaçãoes de documentação tem dia e horários marcados e começam semana que vem.
Blog voltado à disponibilização de material de estudo para concursos na região Sudeste, para a área de ENFERMAGEM.
quarta-feira, 30 de março de 2011
PERGUNTA DO DIA 30/03/2011
Olá pessoal!!
A resposta da questão do dia 28/03/2011 é a alternativa A
Na enfermagem, o elemento supervisor desenvolve, junto aos funcionários, atividades diversificadas como:
-Discussão das convicções, valores e objetivos ao serviço de enfermagem;
Caracterização da clientela atendida;
-Identificação das necessidades de assistência de enfermagem;
-Planejamento e desenvolvimento das ações de enfermagem segundo os critérios e as prioridades definidas;
-Avaliação das qualidades da assistência de enfermagem prestada;
-Previsão e provimento de recursos humanos, materiais, físicos e orçamentários necessários ao desenvolvimento das atividades de enfermagem;
-Identificação das necessidades de orientação e treinamento dos funcionários;
-Orientação e avaliação dos funcionários durante a execução das atividades;
-Planejamento, execução e avaliação de normas, procedimentos, rotinas e manual de serviços de enfermagem;
-Manutenção de um sistema de informação eficiente;
-Prevenção de situações problemáticas;
-Promoção de integração do pessoal de enfermagem e manutenção de estratégias para sua motivação;
-Estabelecimento, utilização e avaliação de métodos de trabalho.
Para hoje, o lance é o seguinte:
A amebíase é uma doença parasitária difusamente distribuída no mundo, que acomete o intestino grosso e é responsável por múltiplas complicações nos demais órgãos, sendo mais atingido o:
A. Rim
B. Baço
C. Fígado
D. Pulmão
E. Estômago
terça-feira, 29 de março de 2011
DEPRESSÃO PÓS-PARTO
DEPRESSÃO PÓS-PARTO
O pós-parto é um período de risco psiquiátrico aumentado no ciclo de vida da mulher. A depressão pós-parto, também conhecida como postpartum blues, pode se manifestar com intensidade variável, tornando-se um fator que dificulta o estabelecimento de um vínculo afetivo seguro entre mãe e filho, podendo interferir nas futuras relações interpessoais estabelecidas pela criança.
Apesar das controvérsias, vários fatores podem ser mencionados como possível causa da depressão pós-parto, entre eles:
Fatores biológicos
São os resultantes da grande variação nos níveis de hormônios sexuais (estrogênio e progesterona) circulantes e de uma alteração no metabolismo das catecolaminas causando alteração no humor, podendo contribuir para a instalação do quadro depressivo.
Fatores psicológicos
São os originados de sentimentos conflituosos da mulher em relação:
* a si mesma, como mãe
* ao bebê
* ao companheiro
* a si mesma, como filha de sua própria mãe
Outros fatores, relacionados às condições do parto, à situação social e familiar da mulher gerando sobrecarga, também podem desencadear esses distúrbios.
Sintomatologia
A intensidade dos sintomas geralmente define os diferentes quadros depressivos do período pós-parto. A depressão pós-parto (Postpartum blues), é um distúrbio emocional comum, podendo ser considerada uma reação esperada no período pós-parto imediato e que geralmente ocorre na primeira semana depois do nascimento da criança. Entre 50% a 80% de todas as mulheres apresentarão reações emocionais.
Os sintomas incluem crises de choro, fadiga, humor deprimido, irritabilidade, ansiedade, confusão e lapsos curtos de memória. As reações emocionais não psicóticas ocorridas no período de pós-parto se resolvem espontaneamente em até seis meses, sendo que o manejo consiste em deixar a paciente verbalizar seus sentimentos, enfatizando a normalidade da sua alteração.
Psicose Puerperal e Síndrome Depressiva Crônica
São quadros depressivos que também ocorrem no período do pós-parto.
Na Psicose Puerperal, os sintomas aparecem nos três primeiros meses pós-parto e são mais intensos e duradouros, com episódios psicóticos, necessitando acompanhamento psicológico e internação hospitalar.
A Síndrome Depressiva Crônica é um episódio depressivo e não psicótico, com humor disfórico, distúrbio do sono, modificação do apetite, fadiga, culpa excessiva e pensamentos suicidas. O tratamento deve ser psicológico e medicamentoso, pois os sintomas podem persistir por até um ano.
Desde o século passado existem publicações sobre os transtornos do período pós-parto e, apesar do assunto ainda causar controvérsias, é importante o seu diagnóstico precoce, ajudando as mulheres na resolução de seus conflitos para o estabelecimento de vínculos adequados entre a mãe e seu filho.
Perguntas que você pode fazer ao seu médico
Meu filho nasceu há poucos dias, estou me sentindo muito triste e incapaz de cuidar dele, isto é normal?
Por que a mulher tem um risco maior de crises depressivas no pós-parto?
Qual o período para determinar uma depressão pós-parto?
Qual a causa da depressão pós-parto?
Quando a depressão pós-parto deve ser tratada com medicamentos?
segunda-feira, 28 de março de 2011
PERGUNTA DO DIA 28/03/2011
Olá pessoal!
A resposta da questão do dia 24/03/2011 é a alternativa D
Teoricamente, a prática da liderança na enfermagem não difere, em essência, de outras áreas. Assim, o conhecimento de como a liderança tem sido percebida por administradores, sociólogos e psicólogos pode auxiliar os enfermeiros em sua reflexão sobre a vivência desses profissionais. Essa reflexão permite ao enfermeiro o reconhecimento que lhe dá condições para propostas alternativas e liberdade para a escolha do caminho a ser seguido, atingindo responsabilidade.
Para hoje deixamos a seguinte questão:
A supervisão em enfermagem é uma função administrativa que tem o seguinte objetivo específico, segundo o ministro da Saúde:
A. Orientar os supervisionados na execução de atividades
B. Implantar serviços de saúde
C. Promover o desenvolvimento e o desempenho do pessoal
D. Nenhuma das alternativas anteriores
quinta-feira, 24 de março de 2011
PERGUNTA DO DIA 24/03/2011
Olá pessoal!
As respostas das questões do dia 22/03/2011 são:
1- Alternativa B
Como o suprimento sanguíneo materno aumenta acentuadamente durante a gestação, a demanda por ferro é obviamente grande. O volume eritrocitário total aumenta em torno de 20 a 30% de acordo com a disponibilidade de ferro dietético ou suplementar. Uma medula óssea ativa pode utilizar 500mg extra de ferro elementar durante a gravidez, e o feto a termo e a placenta acumulam 250 a 300mg. No total, a mulher grávida deve ter entre 700 a 800mg de ferro extra durante o período gestacional, a maioria do qual é necessária durante a última metade da gravidez, quando ocorrem as maiores demandas fetais e maternas. Isto representa um aumento da demanda de 5 a 6mg diário, contudo uma dieta típica geralmente fornece apenas 1 a 2mg/dia, a menos que se tenha uma atenção na seleção de alimentos ricos em ferro de boa biodisponibilidade, bem como se garanta as condições adequadas para sua absorção. O consumo de alimentos ricos em ferro ou até mesmo de suplementos próximo a alimentos ricos em fibras acarreta diminuição da biodisponibilidade de ferro, independente da fonte alimentar ou de apresentação do suplemento.
2- Alternativa B
A deficiência proteica é vista mais frequentemente em crianças devido às suas necessidades maiores de proteínas e calorias por quilograma de peso corpóreo e à sua suscetibilidade a fatores que impedem a ingestão adequada, tais como infecções e sua incapacidade para obter alimentos por seus próprios meios. Uma real deficiência de proteínas é acompanhada de retardo do crescimento, perda ponderal, à custa da perda de tecidos corporais, hipoalbuminemia responsável pelo edema (em muitas situações o edema generalizado mascara a perda pondera!), fraqueza, irritabilidade e perda de vigor. A doença predomina entre bebês e os primeiros anos de vida, durante as fases de aleitamento tardio, desmame e pós-desmame (normalmente entre o primeiro e o quarto anos de vida), sempre que a alimentação consistir basicamente de carboidratos com proteínas de baixo valor biológico ou em quantidade insuficiente; quando não tratados, apresentam alta mortalidade. Em muitos casos a deficiência de proteínas vem associada à carência de calorias totais, principalmente à custa da diminuição da oferta de carboidratos e lipídios. Nestes casos desenvolve-se um estado de desnutrição energético-proteica caracterizada por perda ponderal com magreza acentuada, podendo chegar à caquexia, acompanhada de retardo do crescimento, hipoalbuminemia, anemia, fraqueza e perda de vigor. De modo semelhante à deficiência de proteínas, a desnutrição energético proteica ocorre em crianças nos primeiros anos de vida, com predomínio na etapa do desmame tardio, sempre que a oferta qualitativa e quantitativa de calorias totais e de proteínas é insuficiente às necessidades da criança.
Para hoje a situação é a seguinte:
Onde se encontram dois indivíduos, há problemas de relações humanas. Entretanto, na vida moderna, o homem não pode trabalhar sozinho. O verdadeiro líder, no relacionamento com o grupo:
A. Usa poder ditatorial
B. Dá plena liberdade a todos
C. Exige apenas a pontualidade
D. Dá liberdade, exigindo responsabilidade
E. Exige respeito e reverências
terça-feira, 22 de março de 2011
PERGUNTA DO DIA 22/03/2011
Olá pessoal!
Hoje vamos deixar duas questões relacionadas à nutrição.
1- Durante a gestação a mulher deve fornecer nutrientes para garantir o funcionamento adequado de suas funções orgânicas e da criança em processo de gestação. O principal elemento responsável por este fornecimento é o sangue, por funcionar como principal elemento de distribuição e troca entre mãe e feto. Por este motivo, o elemento que deve ser aumentado na dieta, bem como ter sua absorção favorecida, é:
A. Iodo
B. Ferro
C. Sódio
D. Cálcio
E. Fósforo
2- A desnutrição energético-proteica apresenta como principal condicionante biológico:
A. Frequentes surtos de gastrenterites
B. Consumo alimentar inadequado
C. Aumento da ingestão proteica
D. Processos infecciosos
E. Presença de edemas
segunda-feira, 21 de março de 2011
PERGUNTA DO DIA 21/03/2011
Olá pessoal!
As respostas das questões od dia 17/03/2011 são:
1- Alternativa B
O edema cerebral é uma possibilidade freqüente em cirurgias que abordam a cavidade craniana e que deve ser devidamente controlado no pós-operatório; uma vez instalado e na dependência de suas proporções, apresenta-se com cefaléias, agitações, náuseas e vômitos.
2- Alternativa A
Se o cálculo está no rim, a cirurgia pode ser uma nefrolitotomia (incisão simples no rim com remoção do cálculo), ou nefrectomia, se os rins não estão funcionando devido a infecção ou a hidronefrose.
Para hoje, deixamos uma provinha de concurso para vocês se divertirem.
Boa sorte.
Marinha do Brasil 2007
quinta-feira, 17 de março de 2011
PERGUNTA DO DIA 17/03/2011
Olá Pessoal!
Hoje vamos deixar duas questões para não perdermos o ritmo:
Agitação, flutuação dos sinais vitais, resposta diminuída aos estímulos, aumento de cefaléia e alterações pupilares no pósoperatório de craniotomia são sinais e sintomas que caracterizam:
A. Hipovolêmica
B. Edema cerebral
C. Abscessos cerebrais :i
D. Meningite asséptica
E. Tuberculose pulmonar
O processo cirúrgico de extração de um cálculo renal denomina-se:
A. Nefrolitotomia
B. Nefroplastia
C. Nefroplasectomia
D. Nefroblastomia
E. Nefromielite
quarta-feira, 16 de março de 2011
PERGUNTA DO DIA 16/03/2011
Olá pessoal!
A resposta da questão de ontem, dia 15/03/2011 é a alternativa A
Remoção de um terço à metade distal do estômago anastomosado com o duodeno restaura o
trânsito normal. Após recuperação completa da anestesia, o paciente é colocado em posição modificada de Fowler para maior conforto e mais fácil drenagem do estômago.Para hoje, deixaremos uma prova da UFG, aplicada em 2009.
Acessem http://www.4shared.com/file/
Boa sorte a todos e bons estudos.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO EM CASO DE ENCHENTES
Medidas simples podem reduzir o risco de acidentes e contaminação em caso de alagamento. Confira:
- Evite a todo custo o contato com a lama e as sujeiras trazidas pelas águas das enchentes
- Proíba as crianças de brincar com as águas – caso isso aconteça, retire-as imediatamente e providencie um banho com água limpa e sabão
- Em casos de ferimentos, lave a parte afetada com água limpa e sabão e, conforme a extensão ou profundidade da ferida, busque atendimento médico
- Em caso de sinais e sintomas de doenças, procure logo um serviço de saúde para avaliação médica.
- Depois de uma inundação, a limpeza dos locais afetados deve ser feita sempre com botas de cano alto ou botinas com perneiras, luvas ou mangas de proteção. Se não tiver esses equipamentos à mão, utilize sacos plásticos duplos para proteger mãos, braços, pés e pernas
- Durante a limpeza, lave bem o chão, as paredes, os utensílios domésticos e as roupas atingidos pela água da enchente com sabão e água. Caso seja possível, utilize água fervendo para a lavagem. Não se deve usar água de inundação nem qualquer água contaminada para beber, fazer gelo, escovar os dentes, cozinhar ou lavar roupa
- Mantenha o lixo em recipiente com tampa, já que ele atrai insetos e moscas e é principal fonte de alimento para os ratos. Caso tenha animais de estimação, como cães e gatos, retire e lave os vasilhames de alimento do animal todos os dias antes do anoitecer, pois eles também podem ser contaminados pela urina do rato
- Dê destino adequado às fezes e aos detritos. Não jogue lixo em esgotos, córregos e terrenos baldios, pois além de atrair roedores, o acúmulo dificulta o escoamento das águas, agravando o problema das inundações
- Sempre que for necessário mexer em buracos, vãos de pedras e ocos de troncos de árvores, use um pedaço de pau ou graveto, pois estes são os esconderijos preferidos dos animais peçonhentos. Não tente segurar quaisquer desses bichos com as mãos, mesmo depois de mortos, pois as presas continuam representando risco.
Água - Não consuma água sem tratamento ou de procedência duvidosa.
- No caso de reservatórios e cisternas, faça a limpeza utilizando sabão neutro e a concentração de 1 litro de água sanitária diluído em 5 litros de água - quantidade suficiente para uma caixa d’água de mil litros
- Beba apenas água filtrada e fervida. Mesmo após a filtração em filtro doméstico, é indicado que seja fervida, para eliminar quaisques micróbios.
- Caso não seja possível ferver, obtenha água de uma fonte que não tenha sido contaminada por esgoto ou água de enchente e, após a filtração, pingue 5 (cinco) gotas de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) para cada litro de água filtrada, esperando 30 minutos antes de consumi-la.
Alimentos - Lave e desinfete todas as superfícies, utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos. Separe os alimentos crus dos cozidos e recozinhe tudo o que for possível, descartando o que tenha tido contato com as águas da enchente
- Não consuma alimentos embalados em plástico, papel, papelão ou qualquer outra embalagem que absorva umidade e tenha tido contato com as águas contaminadas. Também jogue fora embalagens de alimentos e bebidas que contenham tampas de rosca ou tampas removíveis, pois não há como desinfetá-las nem garantias de que o conteúdo não foi contaminado
- Alimentos enlatados e embalados em recipientes não porosos (plástico rígido, vidro), desde que as embalagens não estejam rompidas ou amassadas, podem ser lavados, enxaguados e desinfetados em uma solução de água sanitária industrializada a 2,5%, na medida de 1 colher de sopa por litro de água potável. Podem ainda ser utilizados produtos industrializados para este fim, à venda no mercado, obedecendo às recomendações indicadas pelos fabricantes;
- Jogue fora tábuas e utensílios de madeira, e também os objetos em plástico e os usados por crianças (bicos de mamadeiras, brinquedos de morder, chupetas etc), pois não há como desinfetá-los com total segurança
- Em caso de falta de energia, descarte alimentos perecíveis (carnes, ovos, laticínios, alimentos preparados etc.) que tenham ficado fora da temperatura de refrigeração (10ºC) por mais de duas horas. Os alimentos crus nestas condições, mesmo após o cozimento, podem causar problemas de saúde (intoxicação ou infecção alimentar)
- Lave todos os utensílios de metal, cerâmica, louça ou vidro com sabão e água, também utilizando água fervente, se possível. Enxágüe e deixe de molho na água fervendo em recipiente limpo, contendo 1 (uma) colher de sopa (10 ml) de água sanitária a 2,0 ou 2,5 %, por litro de água limpa, por 20 minutos. Deixe somente escorrer para secar.
Medicamentos - Medicamentos guardados em casa, caso tenham sido afetados pela chuva, não devem ser mais consumidos. Busque orientação com os técnicos da Vigilância Sanitária Municipal sobre como jogá-los fora corretamente.
- Ao ir a uma farmácia, observe a embalagem à venda, verificando sua integridade e se há indícios de umidade ou manchas - se houver, avise ao farmacêutico e também à Vigilância Sanitária. E nunca adquira nenhum produto fora da embalagem original.
terça-feira, 15 de março de 2011
PERGUNTA DO DIA 15/03/2011
Olá pessoal!
A resposta da questão de ontem, 14/03/2011 é a alternativa C
1° Passo: Transformar o enunciado em expressão numérica
2º Passo: Formula
VP ----- CD
VNx ----- CN
onde: VP = volume prescrito
VNx = volume necessário (da
concentração disponível)
CD = concentração (%) disponível
CN = concentração (%) necessária
15ml – 50% x = 450 = 9ml
xml – 30% 50
Resposta: A quantidade a ser aplicada da solução de glicose a 50% para obtermos a concentração prescrita, que é a solução de glicose a 30%, é de 9ml.
Para hoje, deixaremos a seguinte questão:
Um cuidado de enfermagem com um paciente que tenha feito gastrectomia parcial, nas primeiras 24 horas, é:
A. Colocar o paciente em Fowler modificado, para maior conforto e mais fácil drenagem do estômago
B. Alimentá-Io antes de sonda nasogástrica
C. Pinça r a sonda nasogástrica de 2 em 2 horas
D. Aspirar a sonda nasogástrica de 1 em hora
segunda-feira, 14 de março de 2011
PERGUNTA DO DIA 14/03/2011
Olá Pessoal!
Vamos às respostas do dia 13/03/2011:
01. Alternativa D
A distonia aguda ou impregnação atinge aproximadamente 10% dos usuários de antipsicóticos típicos. Os movimentos distônicos resultam da contratura muscular, que pode levar a movimentos involuntários. Pode envolver o pescoço, a mandíbula, a língua e, por vezes, o corpo inteiro, provocando letargia, ataxia, fala arrastada, delirium e até coma (Sadock; Sadock, 2002). Os sinais e os sintomas alcançam os efeitos mais intensos entre 4 e 6 horas após a ingestão do fármaco.
02. Alternativa D
Enfermagem psiquiátrica/Enfermagem em Saúde Mental tem por objetivo manter uma relação terapêutica entre a equipe de enfermagem e o paciente, propiciado a oportunidade para o paciente observar sua própria experiência e analisar seus elementos, reconhecendo o que está ocorrendo e expressando isso a outra pessoa, no caso o profissional de enfermagem (Taylor, 1992).
03. Alternativa B
O transtorno obsessivo-compulsivo caracteriza-se pela presença de obsessão e compulsão. A obsessão é um pensamento, sentimento, idéia ou sensação intrusiva. A compulsão é um comportamento consciente, estandardizado e recorrente como contar, verificar ou evitar. As obsessões aumentam a ansiedade da pessoa, enquanto a realização das compulsões a reduz. Quando resiste à realização da compulsão, a ansiedade aumenta. O paciente percebe o caráter irracional da obsessão e experimenta a obsessão e a compulsão como egodistônicos. Pode ser um transtorno incapacitante, porque as obsessões podem consumir tempo e interferir significativamente na rotina do indivíduo, seu funcionamento ocupacional, atividades sociais habituais ou relacionamentos com amigos e familiares.
Para hoje a questão é a seguinte:
O profissional de enfermagem precisa administrar 15ml de solução de glicose a 30%.
Na enfermaria dispõem-se de ampolas de 20ml de glicose hipertônica a 50%. O volume que deve ser retirado desta solução, para administrar a quantidade prescrita ao cliente, é:
A. 5ml
B. 7ml
C. 9ml
D. 10ml
E. 12ml
sexta-feira, 11 de março de 2011
PERGUNTA DO DIA 11/03/2011
Olá pessoal!
A resposta da questão de ontem é a alternativa A.
Para se evitar a disseminação de microrganismos patogênicos ao realizar um curativo, devemos desprezar cada compressa de gaze após passarmos sobre a ferida. Em feridas contaminadas, devemos limpar primeiro em volta para depois passarmos pela ferida propriamente dita e, em feridas cirúrgicas, o inverso.
Para Hoje, deixamos as seguintes questões:
O paciente submetido ao tratamento farmacológico com antipsicóticos pode apresentar tremores nas extremidades, dificuldades na marcha, faces sem expressão, rigidez muscular. Esta situação denomina-se:
A. Pneumoencefalopatia
B. Ataxia
C. Agranulocitose
D. Distonia aguda
E. Acatisia
A enfermagem em saúde mental tem por objetivo:
A. Isolar a pessoa com transtorno mental em instituições psiquiátricas
B. Envolver-se apenas com o tratamento medicamentoso
C. Manter atitudes severas para com os pacientes portadores de transtornos mentais
D. Manter bom relacionamento entre a pessoa doente e a enfermagem, propiciando a oportunidade para que o paciente observe sua própria experiência e analise seus elementos, reconhecendo o que está ocorrendo
E. Dar castigos severos e punições graves aos pacientes psiquiátricos
As neuroses constituem um grupo de doenças de ordem psiquiátrica. No grupo das neuroses, várias patologias fazem parte, com características específicas, dentre elas o transtorno obsessivo-compulsivo. Sobre essa doença, podemos afirmar:
A. Patologia que se caracteriza pela ocorrência espontânea e inesperada de ataques de pânico que têm duração relativamente longa (de 5 a 6 horas) com intensa ansiedade ou medo, associado a sintomas somáticos como palpitações e taquicardia. Os sintomas podem ser confundidos com uma condição médica séria, como infarto do miocárdio
B. Doença que se caracteriza por apresentar obsessões e compulsões. Entende-se por obsessão o ato consciente e recorrente que tem por fim o alívio da ansiedade decorrente de uma compulsão
C. Transtorno que se caracteriza por apresentar paralisia e parestesia, especialmente de extremidades, cegueira, surdez e crises conversivas. Além destes, a pessoa com esse transtorno pode queixar-se de marcha atáxica e fraqueza. Ao exame clínico, no entanto, não se detectam rações orgânicas e/ou neurológicas que justifiquem tais sintomas
D. Patologia que se caracteriza por ansiedade generalizada, um sentimento difuso e desagradável de apreensão, acompanhado por queixas somáticas difusas
E. Transtorno que se caracteriza por um medo irracional que provoca a esquiva consciente do objeto, atividade ou situação específica temida
quinta-feira, 10 de março de 2011
PERGUNTA DO DIA 10/03/2011
Olá pessoal!
Vamos retornar às nossas questões diárias.
Para hoje a questão é a seguinte:
Com o objetivo de controlar a disseminação de microrganismos patogênicos, o técnico de enfermagem, ao realizar um curativo, deverá limpar o ferimento do enfermo mando o seguinte cuidado:
A. Inutilizar a gaze após cada passagem pelo ferimento
B. Começar a limpeza do centro para as bordas do ferimento
C. Umedecer a gaze com água oxigenada até o curativo soltar
D. Limpar o ferimento levemente com o medicamento prescrito
E. Levantar o curativo pela parte de fora, se estiver manchado de secreção.
quarta-feira, 9 de março de 2011
RESULTADO DO SIMULADO DE CARNAVAL
Pronto pessoal!
Ai está o resultado do SIMULADO DE CARNAVAL.
Espero que tenham se saído bem.
QUESTÃO | ALTERNATIVA CORRETA |
1 | E |
2 | C |
3 | A |
4 | D |
5 | E |
6 | B |
7 | C |
8 | A |
9 | E |
10 | C |
domingo, 6 de março de 2011
SIMULADO DE ENFERMAGEM PARA O CARNAVAL
É pessoal, acharam que iriam ficar na moleza no carnaval....
Já que está chovendo, vamos estudar mais.... Para isso, deixamos um SIMULADO DE ENFERMAGEM para vocês
1- Prova: FCC - 2007 - MPU - Analista de Saúde - Enfermagem
Disciplina: Enfermagem
Ao organizar a rotina da limpeza das caixas d'água em uma unidade de saúde, o enfermeiro deve respeitar as normas do Ministério da Saúde. Uma das etapas dessa normatização é:
* a) após a desinfecção, utilizar baldes para esvaziar a caixa, evitando que a solução desinfetante
* b) após a limpeza, introduzir a solução desinfetante no interior da caixa, tampá-la e deixar a água sanitária agir por, no mínimo, 6 (seis) horas.
* c) após a limpeza, deixar entrar água na caixa até encher e acrescentar 2 (dois) litros de água sanitária para cada 500 (quinhentos) litros de água.
* d) lavá-las e desinfetá-las a cada 18 (dezoito) - 24 (vinte e quatro) meses.
* e) antes da limpeza, esvaziar a caixa e, quando estiver quase vazia, tampar a saída de água para que a sujeira não desça pelo cano.
2- Prova: FCC - 2007 - MPU - Analista de Saúde - Enfermagem
Disciplina: Enfermagem | Assuntos: Infecção Hospitalar;
Para assegurar a higiene dos serviços de enfermagem, recomenda-se
* a) manter a solução de cloro ao abrigo da luz, em vasilhame fechado e transparente.
* b) varrição seca nas áreas não críticas e semi-críticas e limpeza úmida com desinfetante nas áreas críticas.
* c) proceder a limpeza num mesmo sentido e numa mesma direção.
* d) instalar, nos lavatórios, torneiras ou comandos que permitam o fechamento da água com o cotovelo.
* e) adicionar solução clorada à mistura de água e sabão na lavagem de materiais contaminados.
3- Prova: FCC - 2007 - MPU - Analista de Saúde - Enfermagem
Disciplina: Enfermagem | Assuntos: urgência e emergência;
Para remover o corpo estranho que está obstruindo as vias aéreas, o socorrista deve
* a) utilizar manobras que aumentam subitamente a pressão intra-torácica.
* b) orientar a vítima para fazer movimentos respiratórios profundos.
* c) usar a manobra de Sylvester.
* d) deitar a vítima na posição de Trendelemburg.
* e) deitar a vítima em decúbito dorsal e apertar a glote.
4- Prova: FCC - 2007 - MPU - Analista de Saúde - Enfermagem
Disciplina: Enfermagem | Assuntos: urgência e emergência;
Uma conduta de Primeiros Socorros no atendimento à cliente com menorragia é
* a) deitá-la na posição de proclive.
* b) restringir a hidratação.
* c) colocar bolsa de água quente na região do hipocôndrio esquerdo.
* d) colocá-la com os membros inferiores mais elevados.
* e) colocar bolsa de água quente na região do flanco direito.
5- Prova: FCC - 2007 - MPU - Analista de Saúde - Enfermagem
Disciplina: Enfermagem | Assuntos: urgência e emergência;
Para assegurar uma melhor eficácia no atendimento ao cliente em parada cardiorrespiratória, os serviços de emergência respeitam as orientações da American Heart Association (2005). Recomenda-se que a proporção compressão torácica: ventilações seja, respectivamente, de
* a) 5/1
* b) 10/1
* c) 15/1
* d) 15/2
*e) 30/2
6- Prova: FCC - 2009 - TJ-PA - Analista Judiciário - Enfermeiro
Disciplina: Enfermagem
Imediatamente após a aplicação do choque para desfibri- lação durante a Fibrilação Ventricular, as compressões torácicas externas devem ser
* a) cessadas definitivamente.
* b) iniciadas em seguida.
* c) iniciadas após dois minutos.
* d) interrompidas para execução do exame físico.
* e) reiniciadas durante o próximo choque.
7- Prova: FCC - 2009 - TJ-PA - Analista Judiciário - Enfermeiro
Disciplina: Enfermagem
Durante a RCP, as compressões torácicas externas são aplicadas com uma frequência de, aproximadamente,
* a) cem compressões por minuto, lentas e superficiais.
* b) oitenta compressões por minuto, rápidas e profundas.
* c) cem compressões por minuto, rápidas e ininterruptas.
* d) oitenta compressões por minuto, lentas e profundas.
* e) sessenta compressões por minuto, rápidas e ininterruptas.
8- Prova: FCC - 2009 - TJ-PA - Analista Judiciário - Enfermeiro
Disciplina: Enfermagem
Um funcionário apresenta hemorragia externa em um ferimento corto contuso na mão. Após colocar as luvas de procedimento, a conduta inicial é
* a) aplicar compressão manual direta sobre o local do sangramento.
* b) lavar com clorexidine alcoólica e ocluir com atadura de crepe.
* c) irrigar com água morna e manter a mão elevada.
* d) aplicar pomada cicatrizante e realizar enfaixamento.
* e) realizar compressão do ponto arterial proximal.
9- Prova: FCC - 2009 - TJ-PA - Analista Judiciário - Enfermeiro
Disciplina: Enfermagem
Durante o atendimento a um trabalhador, em situação de emergência psiquiátrica, é recomendável ao enfermeiro
* a) encarar o paciente, empregando tom de voz elevado.
* b) ter sempre uma rota de fuga de fácil acesso, posicio- nando-se de costas para o paciente.
* c) estabelecer empatia, agindo intempestivamente.
* d) adotar expressões positivas, criticando o comporta- mento.
* e) atentar para a comunicação não verbal do paciente, permanecendo de frente para ele.
10- Prova: FCC - 2009 - TJ-PA - Analista Judiciário - Enfermeiro
Disciplina: Enfermagem
A Legislação em Saúde e Segurança do Trabalho considera acidentes de trabalho todos os sofridos pelo empregado no local e/ou durante o trabalho, inclusive em
* a) viagem a serviço da empresa, apenas quando o veículo utilizado pertencer à empresa.
* b) desabamento, inundação, incêndio e acidentes pro- vocados intencionalmente.
* c) ato de imprudência de terceiros e viagem a serviço da empresa.
* d) situações de lesão corporal ocasionados na residên- cia, até três horas da volta do trabalho.
* e) desobediência à ordem expressa do empregador e durante o intervalo do trabalho.
sexta-feira, 4 de março de 2011
PERGUNTA DO DIA 04/03/2011
Olá pessoal!
A resposta da questão do dia 03/03/2011 é a alternativa D
Onde não existe coleta de lixo, podemos enterrá-Io num buraco bem fundo e colocar em cima uma camada de terra para evitar o contato e a proliferação de ratos, baratas e moscas, evitando assim a transmissão de doenças. Não esqueça que isso deve ser feito longe (no mínimo 15 metros de distância) de qualquer curso d'água (poços, rios, lagos).
quinta-feira, 3 de março de 2011
PERGUNTA DO DIA 03/03/2011
Salve galera!
A reposta da questão de ontem, dia 02/03/2011 é a alternativa B
Anti-sepsia - é o emprego de substâncias químicas com o fim de inibir os germes e impedir a sua proliferação. Não há destruição de germes. Termo empregado quando se trata de tecidos vivos. Diz-se da anti-sepsia das mãos, pele, ampola.
Desinfecção - processo mediante o qual são destruídos todos os germes com a finalidade de tornar estéreis objetos ou ambientes, podendo ser feita por meios físicos ou químicos.
Esterilização - tornar estéril ou livre de germes, tornar incapaz de se produzir.
Assepsia - ausência completa de microrganismos patogênicos em um ambiente, como em salas de cirurgia ou nos instrumentos usados durante as intervenções, com a finalidade de evitar a ocorrência de infecções durante as operações.
Desinfestação - tem a finalidade de destruir os portadores ou vetores de moléstias infecciosas ou parasitárias, como moscas, pulgas. É efetuada com venenos adequados para cada espécie que paralisam o sistema nervoso dos insetos.
Para hoje, deixamos a seguinte questão:
Em uma localidade afastada do centro da cidade, não se faz a coleta do lixo. Visitando a
comunidade, um agente de saúde pública explicou a melhor maneira de eliminar o problema, para não haver propagação de doenças, nem poluição do ambiente. Tal agente sugeriu que essa comunidade procedesse, com o lixo, da seguinte maneira:
A. Queimando-o na rua
B. Despejando-o no rio
C. Embrulhando-o em jornal
D. Enterrando-o no quintal
E. Espalhando-o em um valão
quarta-feira, 2 de março de 2011
PERGUNTA DO DIA 02/03/2011
Olá pessoal!
A resposta da questão do dia 01/03/2011 é a alternativa D
A gastrenterite (virose intestinal, diarréia do viajante, enterite viral, intoxicação alimentar) é um distúrbio autolimitado, que se caracteriza pela inflamação do estômago e do intestino delgado. O trato gastrintestinal reage a todos os diversos tipos de gastrenterite com hipermotilídade, que causa diarréia e depleção secundária do líquido intracelular.
Pode ter várias causas, incluindo-se:
- Amebas, principalmente Entamoeba histolytica;
- Bactérias, como Staphy/ococcus aureus, Salmonella, Shigella, Clostridium botulinum, Clostridium perfringens e Eschericaia coli;
- Parasitos como Ascaris, Enterobius e Trichinella spiralis;
- Vírus como os adenovírus, o vírus Echo e o vírus Coxsackie;
- Ingestão de toxinas, como, por exemplo, plantas ou cogumelos tóxicos;
- Reações farmacológicas a antibióticos;
- Alergênios alimentares.
Para hoje, vamos à seguinte questão:
O emprego de substâncias químicas com a finalidade de inibir os germes e impedir a sua proliferação chama-se:
A. Desinfecção
B. Anti-sepsia
C. Esterilização
D. Assepsia
E. Desinfestação
terça-feira, 1 de março de 2011
CONCURSO DA PREFEITURA DE MARATAÍZES ES
Salve pessoal!
Mais uma oportunidade de ingressar no serviço público. Encontram-se abertas até o dia 03/03/2011, as inscrições para o concurso da Prefeitura de Marataízes-ES. Serão disponibilizadas vagas para a área de Enfermagem e as provas deverão ser aplicadas no dia 10/04/2011.
Não percam tempo, pode ser a sua vez.
Boa sorte.
Assinar:
Postagens (Atom)