quinta-feira, 24 de março de 2011

PERGUNTA DO DIA 24/03/2011

Olá pessoal!
As respostas das questões do dia 22/03/2011 são:

1- Alternativa B

Como o suprimento sanguíneo materno aumenta acentuadamente durante a gestação, a demanda por ferro é obviamente grande. O volume eritrocitário total aumenta em torno de 20 a 30% de acordo com a disponibilidade de ferro dietético ou suplementar. Uma medula óssea ativa pode utilizar 500mg extra de ferro elementar durante a gravidez, e o feto a termo e a placenta acumulam 250 a 300mg. No total, a mulher grávida deve ter entre 700 a 800mg de ferro extra durante o período gestacional, a maioria do qual é necessária durante a última metade da gravidez, quando ocorrem as maiores demandas fetais e maternas. Isto representa um aumento da demanda de 5 a 6mg diário, contudo uma dieta típica geralmente fornece apenas 1 a 2mg/dia, a menos que se tenha uma atenção na seleção de alimentos ricos em ferro de boa biodisponibilidade, bem como se garanta as condições adequadas para sua absorção. O consumo de alimentos ricos em ferro ou até mesmo de suplementos próximo a alimentos ricos em fibras acarreta diminuição da biodisponibilidade de ferro, independente da fonte alimentar ou de apresentação do suplemento.

2- Alternativa B

A deficiência proteica é vista mais frequentemente em crianças devido às suas necessidades maiores de proteínas e calorias por quilograma de peso corpóreo e à sua suscetibilidade a fatores que impedem a ingestão adequada, tais como infecções e sua incapacidade para obter alimentos por seus próprios meios. Uma real deficiência de proteínas é acompanhada de retardo do crescimento, perda ponderal, à custa da perda de tecidos corporais, hipoalbuminemia responsável pelo edema (em muitas situações o edema generalizado mascara a perda pondera!), fraqueza, irritabilidade e perda de vigor. A doença predomina entre bebês e os primeiros anos de vida, durante as fases de aleitamento tardio, desmame e pós-desmame (normalmente entre o primeiro e o quarto anos de vida), sempre que a alimentação consistir basicamente de carboidratos com proteínas de baixo valor biológico ou em quantidade insuficiente; quando não tratados, apresentam alta mortalidade. Em muitos casos a deficiência de proteínas vem associada à carência de calorias totais, principalmente à custa da diminuição da oferta de carboidratos e lipídios. Nestes casos desenvolve-se um estado de desnutrição energético-proteica caracterizada por perda ponderal com magreza acentuada, podendo chegar à caquexia, acompanhada de retardo do crescimento, hipoalbuminemia, anemia, fraqueza e perda de vigor. De modo semelhante à deficiência de proteínas, a desnutrição energético proteica ocorre em crianças nos primeiros anos de vida, com predomínio na etapa do desmame tardio, sempre que a oferta qualitativa e quantitativa de calorias totais e de proteínas é insuficiente às necessidades da criança.

Para hoje a situação é a seguinte:


Onde se encontram dois indivíduos, há problemas de relações humanas. Entretanto, na vida moderna, o homem não pode trabalhar sozinho. O verdadeiro líder, no relacionamento com o grupo:

A. Usa poder ditatorial
B. Dá plena liberdade a todos
C. Exige apenas a pontualidade
D. Dá liberdade, exigindo responsabilidade
E. Exige respeito e reverências

Nenhum comentário:

Postar um comentário