segunda-feira, 16 de maio de 2011

RESPOSTAS DIA 13/05/2011

Olá pessoal!
Hoje, vou deixar para vocês, apenas as respostas do dia 13/05/2011.
Amanhã postaremos novas perguntas.


Primeira questão.
Resposta A
Hidrocefalia é uma alteração da dinâmica do líquido cerebrospinhal que leva à dilatação dos ventrículos cerebrais, com o conseqüente dano cerebral e sintomas neurológicos diversos. Planejada a cirurgia, que consiste na colocação de uma válvula ou shunt que vai
desde um ventrículo cerebral até único peritônio ou átrio direito do coração, com capacidade de conduzir o fluxo de líquido num sentido. Os cuidados de enfermagem são: manutenção do estado de nutrição; evitar processos que pressionem a cabeça do paciente; usar um travesseiro especial de esponja para evitar lesões na cabeça e, ao alimentar a criança, a cabeça deve estar fixa.


Segunda questão.
Resposta C
A retenção urinária é a incapacidade de expelir a urina da bexiga. O problema da retenção pode aparecer em qualquer pós-operatório, em pacientes gravemente doentes, idosos e confinados ao leito. Um paciente pode desenvolver infecção como resultado de retenção, chegando até a causar deterioração da função renal. Os cuidados de enfermagem, como adequar a posição do paciente para encorajar a micção, colocar as suas mãos em água morna, devem ser usados para ajudá-Io a urinar. Não se deve oferecer muito líquido, pois a retenção urinária pode ser causa de insuficiência renal e, neste caso, o acúmulo de líquido pode ser ainda mais prejudicial à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário