quinta-feira, 6 de outubro de 2011

PERGUNTA DO DIA 06/10/2011 (SIMULADO SUS)

Olá pessoal!

As respostas do dia 04/10/2011 são:

01- Resposta A

Um dos efeitos metabólicos do hipotireoidismo é a diminuição do peristaltismo, resultando em constipação crônica. Os cuidados nutricionais durante a reabilitação incluem dieta rica emfibraselíquidos. Dentre os alimentos ricos em fibras destacamos as frutas e vegetais fibrosos como mamão, laranja, ameixa fresca e seca, brócolis, folhosos crus, ervilha, vagem etc. Os farelos de aveia
e trigo, além dos cereais integrais, também são importantes aliados. Somado ao aumento da oferta destes alimentos deve-se destacar a necessidade do aumento do consumo de líquidos totais que atuam como coadjuvantes à administração dos alimentos ricos em fibras. Em média, o consumo de 6 a 8 copos de água por dia, além dos demais líquidos da rotina alimentar, garantem o aparte necessário à conduta de regularização da função matara do trato gastrintestinal. As massas, cereais refinados e os condimentos, bem como os produtos de pastelarias (elaborados a partir de cereais refinados), apresentam pouca ou nenhuma disponibilidade de fibras em sua composição, não auxiliando na recuperação da função adequada do trato gastrintestinal.

02- Resposta B

A distensão abdominal pode ser causada por diversos fatores metabólicos, patológicos e de administração, possíveis de ocorrer durante a terapia com nutrição enteral. São exemplos:oferta de volumes excessivos de alimento, obstrução orgânica, deglutição excessiva de ar, peritonite ou sepse (infecção sistêmica). A medida intermitente da circunferência abdominal poderá ajudar a detecção da distensão e em sua evolução. Este sintoma frequentemente indica a necessidade de diminuição de gotejamento ou, até mesmo, a interrupção da alimentação até que a causa de distensão seja determinada e a função do trato gastrintestinal retome a fisiologia normal com parâmetros de circunferência abdominal normais. A utilização de dietas isentas de fibras só surtiria
efeito positivo se a distensão abdominal fosse ocasionada pela ação fermentativa da microbiota intestinal sobre as fibras dietéticas. O aumento da concentração da dieta poderia acarretar o agravamento das condições que ocasionaram a distensão abdominal em função da sobrecarga funcional do trato gastrintestinal. A administração de água após a dieta tem por objetivo lavar a sonda minimizando a ocorrência de obstrução da mesma. 



Para Hoje, vamos à seguintes questões, relacionadas à LEGISLAÇÃO DO SUS.

01-No âmbito do SUS, a organização da atenção à saúde dirigida a crianças inclui o desenvolvimento de ações que atendam às necessidades específicas desse público. As linhas de cuidados prioritários preveem um amplo grupo de ações, dentre elas:

1) acompanhamento do recém-nascido de risco.
2) acompanhamento do crescimento e desenvolvimento e imunização.
3) promoção do aleitamento materno e alimentação saudável.
4) vigilância em saúde e vigilância em óbito.
5) promoção do nascimento saudável.

Estão corretas:
a)1, 2, 3 e 5 apenas
b)2, 3 e 5 apenas
c)1, 2 e 4 apenas
d)1, 3, 4 e 5 apenas
e)1, 2, 3, 4 e 5

02)A Constituição Federal de 1988, a Lei Orgânica do SUS (8080/90) e a Lei Federal 8.142/90 são marcos fundamentais no controle social na saúde. Assinale a alternativa incorreta.
a)Estimular a participação e avaliação dos usuários nos serviços de saúde é meta do Pacto de Gestão.
b)Apoiar os Conselhos de Saúde para que os mesmos possam exercer plenamente suas funções faz parte do controle social.
c)Criar conselhos Gestores para gerenciar programas de saúde.
d)Prestar contas ao Conselho de Saúde trimestralmente é uma das obrigações dos gestores.
e)Avaliar e monitorar o sistema de saúde regularmente, inclusive com pesquisa de satisfação dos usuários do SUS.

03)As Unidades Básicas de Saúde (UBS) constituem uma estratégia para alcançar um aumento de cobertura das ações de saúde na população. Sobre UBS, é INCORRETO afirmar que:
a)Constituem a porta de entrada do usuário ao sistema de saúde.
b)São destinadas a um determinado grupo populacional que mora ou trabalha em sua área de abrangência.
c)É um modelo de intervenção social que extrapola todo o eixo sanitário.
d)Através das ações da UBS busca-se a integralidade dos serviços e sua hierarquização.
e)É um modelo assistencial construído a partir do serviço municipal de saúde.

04)O sistema de vigilância pode ser avaliado mediante alguns atributos, que não podem ser analisados separadamente, tais como, EXCETO:
a)Utilidade e oportunidade.
b)Aceitabilidade e simplicidade.
c)Flexibilidade e representabilidade.
d)Exemplo e proporcionalidade.
e)Sensibilidade e valor preditivo positivo.

05)A direção do SUS é única, conforme preconiza a Lei Federal n°. 8080/1990, e deverá ser exercida em cada esfera de governo pelos seguintes órgãos, EXCETO:
a)No âmbito dos municípios pela Secretaria Municipal de Saúde ou equivalente.
b)No âmbito dos Estados pela Secretaria Estadual de Saúde ou equivalente.
c)No âmbito do Distrito Federal por Consórcio de Saúde.
d)No âmbito da União pelo Ministério da Saúde.
e)N.R.A.

06)O conjunto de atividades que visa eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços do interesse da Saúde caracteriza a execução de ações da (o)
a)Vigilância Sanitária.
b)Sistema Único de Saúde.
c)Assistência terapêutica integral.
d)Vigilância epidemiológica.
e)Saúde do trabalhador.

07)Quanto o Programa de Saúde da Família, marque V para afirmativa(s) verdadeira(s) e F para falsa(s):

( ) A referência e contrarreferência na Unidade de Saúde da Família é considerada uma falha técnica.
( ) Com a implantação do PSF deve haver criação de novas unidades de saúde, para garantir maior número de atendimento;
( ) Cada equipe do PSF deve ser capacitada para elaborar, com a participação da comunidade, um plano local para enfrentar os determinantes do processo saúde/doença;
( ) Cada área das Unidades de Saúde da Família fica sob a responsabilidade de um agente de saúde.
( ) Privilegia a demanda programada.
A sequência correta acima é:
a)V, V, V, V, F;
b)F, V, F, F, V;
c)F, F, V, F, V;
d)V, F, V, F, F;
e)V, V, F, V, V.

08)É composto por secretários municipais de saúde. Os municípios são entendidos no SUS como os principais responsáveis pelo atendimento à saúde de sua população. Ele tem a função de formular e propor políticas, promover o intercâmbio de experiências, apoiar os municípios e representá-los na CIT:
a)Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass);
b)Conselho Municipal de Saúde;
c)Comissão Intergestores Bipartite;
d)Conselhos Gestores de Unidades de Saúde;
e)Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

09)O acompanhamento pré-natal tem como objetivo verificar e diagnosticar doenças e alterações que possam comprometer a saúde materna e fetal. Diversos estudos brasileiros constataram que o número de consultas realizadas no pré-natal tem relação direta com o grau de escolaridade das mães. Com relação a estes estudos, as variáveis analisadas foram obtidas de que sistema de informação?
a)SINASC.
b)SI-PNI.
c)SINAN.
d)SIM.
e)SIH/SUS.

10)Referente ao Sistema de Informações Hospitalares é INCORRETO afirmar:
a)O registro sistemático de âmbito nacional dos dados das internações hospitalares para fins administrativos e do pagamento da prestação de serviços aos hospitais contratados foi estabelecido em 1976, quando o então Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) do Ministério da Previdência e Assistência Social estabeleceu o Sistema Nacional de Controle de Pagamento e Conas Hospitalares.
b)O seu instrumento de coleta é a Guia de Internação Hospitalar, constituindo-se em Autorização de Internação Hospitalar (AIH) em 1983.
c)Como um sistema de informação, sua cobertura foi ampliada para os hospitais de ensino entre 1996 a 1997, porém permaneceu dedicado à apuração de contas hospitalares, com fins administrativos, de controle de custo e auditoria.
d)Esse sistema de informação apresenta sua conformação atual desde o início da década de 90, quando o Ministério da Saúde assumiu as atribuições de gestão da assistência médica da previdência social, recebendo a denominação Sistema de Informação Hospitalares do SUS (SIH-SUS).
e)O formulário da AIH antes impresso e distribuído nacionalmente pelo Ministério da Saúde, passou, em 1998, a ser emitido pelos estados a partir de série numérica única, sendo implantado em versão informatizada.

2 comentários:

  1. gostaria das respostas corretas das perguntas acima

    ResponderExcluir
  2. Olá anônimo,

    as respostas vem sempre no início da postagem seguinte. Nocaso, dia 09/10/2011, mas para facilitar vamos lá:


    1E 2C 3E 4D 5C 6A 7C 8E 9A 10C

    ResponderExcluir