terça-feira, 13 de setembro de 2011

PERGUNTA DO DIA 13/09/2011

Olá pessoal!
As respostas do dia 10/09/2011 são:

01. Resposta B

O cobre é um componente fundamental de diversas enzimas. Deste modo, seu estado carencial relaciona-se diretamente com a diminuição da atividade metabólica relacionada à ação enzimática.

Ele está envolvido no desenvolvimento e manutenção de:

- Integridade cardiovascular e esquelética; 
- Estrutura e unção do sistema nervoso central;
- Função eritropoiética;
- Ceratinização e pigmentação do cabelo. 

Os sinais de deficiência de cobre são: 

- Queda dos níveis séricos de cobre e ceruloplasmina;
- Falta de absorção de ferro;
- Neutropenia;
- Leucopenia;
- Desmineralização óssea;
- Falta de eritropoiese.

02. Resposta A

Um dos efeitos metabólicos do hipotireoidismo é a diminuição do peristaltismo, resultando em constipação crônica. Os cuidados nutricionais durante a reabilitação incluem dieta rica em fibras e líquidos. Dentre os alimentos ricos em fibras destacamos as frutas e vegetais fibrosos como mamão, laranja, ameixa fresca e seca, brócolis, folhosos crus, ervilha, vagem etc. Os farelos de aveia e trigo, além dos cereais integrais, também são importantes aliados. Somado ao aumento da oferta destes alimentos deve-se destacar a necessidade do aumento do consumo de líquidos totais que atuam como coadjuvantes à administração dos alimentos ricos em fibras. Em média, o consumo de 6 a 8 copos de água por dia, além dos demais líquidos da rotina alimentar, garantem o aparte necessário à conduta de regularização da função matara do trato gastrintestinal. As massas, cereais refinados e os condimentos, bem como os produtos de pastelarias (elaborados a partir de cereais refinados), apresentam pouca ou nenhuma disponibilidade de fibras em sua composição, não auxiliando na recuperação da função adequada do trato gastrintestinal.

03. Resposta C

A glicose é um monossacarídeo fundamental à função neuronal, que a utiliza exclusivamente como fonte de energia. Trata-se do principal produto formado pela hidrólise de carboidratos mais complexos no processo da digestão. As principais fontes de glicose são os carboidratos. Podemos subdividir os carboidratos em dois grandes grupos: os complexos e os simples. Os carboidratos complexos apresentam digestão lenta quando comparada com a dos carboidratos simples, levando à variabilidade nos padrões de glicoses plasmática produzidos ao final de sua digestão. Diversos alimentos são fontes de carboidratos. Podemos destacar no grupo dos carboidratos simples as frutas, o açúcar (sacarose), o xarope de milho e o mel em certas raízes e no mel. Como fonte de carboidratos complexos temos pães, massas, tubérculos (batata, inhame, aipim ou mandioca, cará etc.). A glicose compõe via glicolítica principal no metabolismo orgânico, a fosforilação oxidativa composta pelo Ciclo de Krebs e a Cadeia Transportadora de Elétrons. Tal via é dependente da presença de oxigênio por tratar-se de uma via oxidativa. Sua oxidação leva à formação de energia na forma de ATP nas células, que é armazenada no fígado e nos músculos,como glicogênio. Sob condições normais, o sistema nervoso central utiliza apenas glicose como fonte de combustível; sua ausência leva à diminuição na produção de energia pelo neurônio, podendo levar à morte celular e lesão neuronal. A gravidade de tal lesão está diretamente relacionada à intensidade da ausência de glicose, o tempo decorrido desta ausência, a importância e a extensão da área cerebral acometida.


Para hoje, vamos às seguintes molezinhas:

 http://www.drrafaelostermann.com.br/wp-content/uploads/2011/06/cancer-1.jpg

01. Para prevenir a necrose do esôfago em pacientes portadores de varizes esofágicas sangrantes em uso de balão Sengstaken Blakemore deve-se:

A. Reduzir a pressão nos balões e na tração
B. Tracionar o tubo pelo ponto em que penetra o nariz
C. Fazer aspiração gástrica pela terceira saída do cateter
D. Esvaziar o balão por 5 minutos com intervalos de 8 a 12h
E. Nenhuma das alternativas anteriores

02. Em paciente com insuficiência aórtica é encontrado um sopro mesodiastólico audível foco mitral. Trata-se mais propriamente sopro de:

F. Venous hum
G. Grahan Steel
H. Rivero Carvallo
I. Austin Flint
J. Cardarelli

03. O enfisema pulmonar é definido como um padrão não uniforme de distensão permanente anormal dos espaços aéreos distais dos brônquios. Existem vários fatores que causam obstrução das vias aéreas, a saber:

A. Colapso dos bronquíolos
B. Sibilos vesiculares
C. Baixa produção de muco
D. Aumento da elasticidade das vias aéreas
E. Flacidez muscular

Nenhum comentário:

Postar um comentário