segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PERGUNTA DO DIA 18/09/2011

Olá pessoal!

As respostas do dia 16/09/2011 são:

01- Resposta D
Na enfermagem, são poucos os enfermeiros que não desenvolvem a função de supervisão, pois, desde os que prestam cuidados diretos aos pacientes até os que chefiam divisões ou serviços de enfermagem, todos, sem maior ou menor complexidade, desenvolvem atividades que visam ao aprimoramento do pessoal de enfermagem e à manutenção de condições necessárias para a prestação de uma assistência eficiente e eficaz. Esses são os objetivos principais da função de supervisão.


02- Resposta A
*  Conhecimento do sistema como um todo  - antecedendo a fase inicial, que é a determinação dos objetivos tendo em vista o prazo desejável, o pré-requisito é partir do conhecimento do sistema como um todo.
*  Determinação de objetivos  - objetivos são resultados futuros que se pretende atingir. São alvos selecionados que se busca alcançar dentro de um certo espaço de tempo, aplicando-se determinados recursos disponíveis ou possíveis. 
*  Estabelecimento de prioridades  - uma vez determinados os objetivos da organização, com base nas condições ambientais que envolvem e com base no conhecimento das interrelações internas entre os sistemas técnico e social que a compõem, é a vez de estabelecer as prioridades das ações para o alcance dos objetivos propostos. 
*  Seleção dos recursos disponíveis - com base nas ações consideradas prioritárias para atender metas e objetivos, é primordial que se proceda a um levantamento dos recursos que serão necessários para implementar as ações. 
*  Estabelecimento do plano operacional  - é necessário estabelecer, de antemão, que o planejamento pode ser utilizado sob várias dimensões. Conforme a urgência, estas podem ser classificadas em planejamento estratégico, tático e operacional. 
*  Planejamento estratégico  - Constitui-se de planos de longo alcance, estabelecidos ao nível mais global. que visam à implantação de estratégias que serão executadas e detalhadas ao nível tático. 
*  Planejamento tático  - constitui-se de planos de mídia abrangentes, de médio alcance, geralmente do nível técnico. São mais detalhados, traduzem programas que serão realizados para alcançar determinado fim. 
*  Planejamento operacional  -  constitui-se plano de curto alcance, tratam de ações atuais de instituição. Basicamente, eles respondem: quem vai fazer o que, quando e onde. 
*  Desenvolvimento - a fase de desenvolvimento engloba o desenvolvimento do programa, sua aprovação e execução propriamente dita. 
*  Essa é uma fase que envolverá coordenação. Aqui, o tempo e o espaço disponíveis ocupam uma parte importante. É hora de se colocarem em prática os recursos humanos, físicos e materiais alocados. 
*  Aperfeiçoamento - Inclui as fases de avaliação e replante junto das ações desenvolvidas após ter sido implementado o plano. Deve ocorrer como um processo permanente e contínuo, paralelamente a cada uma das fases. 

Para hoje, vamos à seguinte questão:


Mulher, 46 anos, foi submetida a cirurgia de mastectomia direita, estando no quarto dia
de pós-operatório. Considere os cuidados de enfermagem a serem prestados:

A. Verificar PA 4 vezes ao dia no membro superior direito, manter o membro superior
esquerdo imobilizado e manter o ,dreno fechado
B. Manter drenagem funcionando, verificar PA 4 vezes ao dia no membro superior esquerdo, manter antebraço homolateral à mastectomia mais alto que o cotovelo para dormir
C. Retirar o dreno no sétimo dia, manter o membro superior direito apoiado na tipóia e
dormir sobre o lado direito
D. Administrar analgésico injetável no deltóide esquerdo, manter o membro superior

Nenhum comentário:

Postar um comentário