terça-feira, 27 de setembro de 2011

REPOSTA DO DIA 24/09/2011 e SIMULADO LEGISLAÇAO DO SUS

Olá pessoal!

As respostas do dia 24/09/2011 são:

01- Resposta D 

O hormônio antidiurético (ADH) controla a permeabilidade do túbulo distal e do túbulo coletor. Na ausência do ADH estas regiões do sistema tubular são quase totalmente impermeáveis à água. Como resultado, a água não é reabsorvida, aumentando o volume urinário.  

02- Resposta C
 
A amebíase é uma doença parasitária difusa distribuída no mundo, que acomete o intestino grosso e é responsável por múltiplos problemas médicos-cirúrgicos. É adquirida através da ingestão de cistos de Entamoeba histolytica nos alimentos, na água contaminada por fezes humanas infectadas, moscas ou pelas mãos das pessoas que trabalham com os alimentos contaminados.  A Entamoeba histolytica escava a mucosa do cólon e da porção inferior do íleo, formando no tecido submucoso bolsas de pus que deixam apenas um orifício de comunicação com a luz intestinal. A partir deste orifício disseminam-se numerosas escavações sob a mucosa que se estendem em todas as direções a distâncias consideráveis. Neste local as amebas  vivem provavelmente por muitos anos. Mais tarde, a membrana mucosa que reveste estes abscessos escavados se rompe, deixando exposta uma úlcera subjacente. O intestino grosso pode estar a tal ponto tomado de úlceras que quase não se observa a mucosa normal. Geralmente o assoalho destas úlceras é constituído pela camada muscular do intestino, mas por vezes ocorre perfuração total da camada e sobrevém peritonite.  Os principais sintomas são febre moderada, perda de peso e freqüentes evacuações pouco volumosas, que contêm quantidade considerável de sangue e muco, este último rico em amebas. Os dois traços importantes desta doença são: cronicidade  - um ataque de disenteria aguda seguido de outro, separados por períodos de constipação intestinal que duram meses - e infecção podendo causar abscessos hepáticos através de metástases para este órgão, via veia porta. 

03- Resposta A
 
Os sinais de intoxicação por barbitúricos são: hipotensão, depressão respiratória,
confusão, sonolência, estupor e coma. A hipertermia profunda é uma manifestação comum da overdose grave de barbitúrico. O suporte respiratório e cardiovascular é crítico devendo o profissional de saúde manter as vias áreas permeáveis.  

04- Resposta D
 
Na ressuscitação cardiopulmonar é preciso ter certeza de que as vias aéreas da vítima estão desobstruídas; iniciar de imediato ressuscitação respiratória; palpar pulso carotídeo no sulco ao longo do "pomo-de-Adão" ou da cartilagem tireóidea. Se não houver pulso, iniciar massagem cardíaca. Este é o famoso ABC da reanimação cardiorrespiratória.

05- Resposta C
 
Em caso de agitação psicomotora o principal objetivo é proteger o paciente de qualquer ocorrência, visando sua integridade física. Deve-se procurar saber se o cliente tem passado de doença mental, hospitalizações, lesões ou enfermidades graves, se é usuário de drogas ou álcool. 


Bem, hoje deixaremos um simulado de LEGISLAÇÃO DO SUS.
Aproveitem bem:

 

01- Baseado nos preceitos constitucionais, a construção do SUS se apoia em alguns princípios doutrinários, dentre eles a universalidade. Este princípio:
a)objetiva diminuir as desigualdades.
b)apresenta a saúde como direito de todos, cabendo ao Estado assegurar este direito.
c)significa integrar as ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação.d)aborda a necessidade de ações intersetoriais em diferentes áreas.e)significa prestar serviços com maior qualidade.

02- É(são) atividade(s) realizada(s) pelo Agente Comunitário de Saúde:
a)Identificar situações de risco individual e coletivo.
b)Estimular a participação comunitária.
c)Acompanhar as gestantes da comunidade, orientar sobre a importância do pré-natal e do planejamento familiar.
d)Registrar nascimentos e óbitos ocorridos.
e)Todas as alternativas anteriores estão corretas.

03- Na questão da Vigilância Epidemiológica torna-se possível diminuir os danos da doença na população através de medidas de prevenção tais como, EXCETO:
a)Vacinação.
b)Melhorias sanitárias.
c)Controle de vetores.
d)Campanhas educativas.
e)Quarentena.

04- A humanização é sugerida como uma das estratégias para alcançar a qualificação da atenção e da gestão em saúde no SUS. Considerando este aspecto é INCORRETO afirmar:
a)Construir uma política no sentido da atenção e gestão impõe ao SUS uma perspectiva de rede.
b)Numa atitude humanizadora todas as políticas do SUS deverão se articular.
c)Deve-se destacar o aspecto subjetivo presente em qualquer ação humana e em qualquer prática de saúde.
d)O intercâmbio entre os programas do SUS não se formalizam na construção das redes.
e)Gestão e qualificação humanizadas constituem uma rede de construção permanente de laços de cidadania

05- Analise abaixo, os princípios que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS):

I. Universalidade.
II. Integralidade.
III. Equidade.
IV. Regionalidade.

Estão corretas apenas as alternativas:
a)I, II, III
b)I, II, III, IV
c)I, III, IV
d)II, III, IV
e)II, IV

06- O que se entende por saúde do trabalhador, de acordo com o que preceitua a Lei Orgânica da Saúde (8.080/90)?
a)Conjunto de atividades que se destina, através das ações do controle institucional do Ministério Público do Trabalho e da Procuradoria do Trabalho, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
b)Conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
c)Conjunto de atividades que se destina, exclusivamente, através das ações de vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa a recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
d)Conjunto de atividades que se destina, exclusivamente, através das ações de vigilância epidemiológica, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa a recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

07- Na Constituição Federal de 1988, a Saúde é definida como
a)ausência de doenças infecciosas.
b)um bem-estar predominantemente físico.
c)um direito de todos e um dever do Estado.
d)um dever do cidadão contribuinte.
e)um direito restrito aos trabalhadores.

08- Assinale a alternativa INCORRETA. Entende-se por saúde do trabalhador a promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho, abrangendo
a)assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho.
b)a inexistência de garantia ao sindicato dos trabalhadores de requerer ao órgão competente a interdição de máquina, de setor de serviço ou de todo ambiente de trabalho, quando houver exposição a risco iminente para a vida ou saúde dos trabalhadores.
c)a participação, no âmbito de competência do Sistema Único de Saúde (SUS), em estudos, pesquisas, avaliação e controle dos riscos e agravos potenciais à saúde existentes no processo de trabalho.
d)participação, no âmbito de competência do Sistema Único de Saúde (SUS), da normatização, fiscalização e controle das condições de produção, extração, armazenamento, transporte, distribuição e manuseio de substâncias, de produtos, de máquinas e de equipamentos que apresentam riscos à saúde do trabalhador.
e)avaliação do impacto que as tecnologias provocam à saúde.

09- A direção nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), é exercida pelo (a):
a)Ministério da Previdência Social.
b)Ministério da Saúde.
c)Conselho Nacional de Saúde.
d)Agencia Nacional de Vigilância Sanitária.

10- A Estratégia Saúde da Família (ESF), desenvolvida pelo Ministério da Saúde (MS) desde 1994, é um modelo da atenção à saúde eficaz, eficiente e adequado ao fortalecimento da atenção básica no país como uma das portas de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e eixo central da organização desse sistema. A expansão da Estratégia Saúde da Família ampliou, de maneira impactante, o alcance da Saúde Pública, principalmente
a)por cuidar de todos os problemas de saúde da população, resolvendo-os.
b)por aperfeiçoar o diagnóstico por triagem das condições de desigualdades, permitindo a identificação de doenças.
c)por destacar a ampla participação da sociedade civil e organizada, fortalecendo o controle social.
d)por assegurar à população brasileira equidade no acesso a seus serviços de saúde.
e)por organizar um sistema de saúde curativo e reabilitador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário