quarta-feira, 3 de novembro de 2010

CÁLCULO DE GOTEJAMENTO DE SORO

Com o objetivo de ajudar aos amigos da área da Enfermagem, colocamos no nosso BLOG, no canto superior direito, um campo para o cálculo de gotejamento, seja em micro, seja em macrogotas.
Por enquanto, o programinha esta funcionando através do navegador Internet Explorer mas, estamos tentando fazê-lo funcionar no Firefox.
Apesar dessa facilidade, estamos disponibilizando uma matéria de um professor do Instituto Brasileiro de Pesquisas, na qual ensina os fundamentos dos cálculos.
Espero que seja útil para confirmar seus cálculos.

Cálculo de Gotejamento de Soro

Existem alguns conhecimentos básicos em Enfermagem, o cálculo de gotejamento de soro é um deles, mesmo com as facilidades das confiáveis Bombas de Infusão muito comuns principalmente em UTIs, o profissional de enfermagem precisa saber e muito bem tanto como calcular o gotejamento do soro tanto em micro quanto em macrogotas, quanto saber transformação de concentrações.
O cálculo de velocidade de gotejamento em equipo macrogotas exige dois passos, mas é muito simples e de fácil memorização.

Fórmula gota

O numero de macrogotas (ou gotas, é o mesmo) por minuto é:
Volume total em ml, dividido pelo número de horas a infundir vezes 3.
gotejamento-formula
Entenda que é de fácil memorização, e o mais comum tipo de controle de infusão,
o único a mais é que o numero de horas é multiplicado por 3 e esse numero é o que usamos para dividir o tempo.
O tempo é multiplicado por três por um simples motivo que explicarei logo mais.
Segue um exemplo prático:

gotejamento-macro-exemplo

O cálculo para gotejamento com equipo de microgotas é ainda mais simples que o anterior pois só tem um passo. O numero de microgotas por minuto é:
Volume em ml dividido pelo numero de horas a infundir, só isso!

Fórmula microgotas

Como perceberam a relação entre microgotas por minuto e ml por hora é igual, uma regra de ouro é que o numero de microgotas é igual a quantidade de ml hora infundido:
Se você precisa infundir 40ml por hora é só controlar 40 microgotas por minuto.

gotejamento-micro-formula


Exemplo microgotas

Agora que você já conhece bem gotas e microgotas, posso explicar porque na fórmula de gotas é multiplicado o tempo por 3 e na de microgotas não, vai mais uma regra de outro, uma gota contém 3 microgotas, por isso da multiplicação na fórmula anterior.
gotejamento-micro-exemplo
Guardando esses conceitos que repito, são de fácil memorização, o profissional de enfermagem nunca vai passar grandes apuros em cálculo de gotejamento.

Arredondando o cálculo de gotejamento:

Normalmente o resultado é arredondado da seguinte forma, até antes de meio é arredondado para baixo, igual ou passou de meio é arredondado para cima.
Por exemplo, 27,4 será 27gt/min (27 gotas por minuto) já 27,5 será 28 gt/min.
Seguem dois exercícios para treino, procure faze-los antes de ver o resultado, e evite usar calculadoras, faça primeiro as contas "na mão" mesmo, isso melhora o raciocínio, pode ser difícil fazer a conta no começo, mas com prática vai ficando cada vez mais fácil.

Exercícios:

1 - Foi prescrito para um paciente internado em clínica médica nas 24 horas: Soro fisiológico a 0,9% 1000 ml iv + Soro glicosado 5% 1000 ml iv. Qual deve ser gotejamento ser calculado?
A) 14 gotas/minuto
B) 21 gotas/minuto
c) 28 gotas/minuto
D) 30 gotas/minuto

2 - Foi prescrito para um paciente internado em clínica médica nas 24 horas: Soro fisiológico a 0,9% 1000 ml iv + Soro glicosado 5% 1000 ml iv. Qual deve ser gotejamento em micro-gotas?
A) 28 micro-gotas/min
B) 83 micro-gotas/min
C) 40 micro-gotas/min
D) 65 micro-gotas/min

Respostas:

Resposta do 1,
nº gts = volume total dividido pelo nº horas x 3
nº gts= 2000 / 24 x 3 ( entenda o "/" como dividido)
nº gts = 2000 / 72
nº gtas= 27.77777 arredondados 28

Resposta do 2:  "C", 28 gotas/minuto.
nº microgotas = volume total / nº horas
nº microgotas = 2000 / 24
nº microgotas = 83,3333333
arredondando= 83 microgotas
Resposta "B" 83mgt/min
Pratique sempre, evite usar a calculadora para as contas diretamente, as use só depois de fazer o cálculo na mão para conferir, treinar cálculo desenvolve o raciocínio e exercita a mente.

Prof. Ivan Campos
Diretor fundador
ICBP - Instituto Brasileiro de Pesquisas

50 comentários:

  1. arrazou lembrei logo dos sistemas das contas, Obrigaduuuuuuuuu.....

    ResponderExcluir
  2. excelente ajuda, muitissimo obrigada

    ResponderExcluir
  3. adorei o exercício muito bom pra exercitar

    ResponderExcluir
  4. boa noite estou cursando o curso técnico de enfermagem mas o meu maior problema e calculo pois eu tenho dificuldades pois quando chega nas de dividir poxa fica mais complicado por favor me ajudem plis desde já agradeço-lhes obrigado

    ResponderExcluir
  5. muito bom esse site que nos ajuda obrigada mesmo estou tirando minhas duvidas e aprendendo cada vez mais ja sou enfermeira mas sempre precizamos nos atualizar ja trabalhei em maternidade mais agora estou parada entao estudo pelos site para nao esquecer obrigada

    ResponderExcluir
  6. Excelentes orientaçoes,simples e efetivas...obgada

    ResponderExcluir
  7. muito bom nos ajudou bastante.Gostaria de saber otempo total de gotejamento de uma prescriçao de SF de 500ml 68gotas/minuto .obrigada

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado, sempre tentei entender sobre o assunto e ñ consegui,mas com esta explicação tudo
    ficou mais facil...

    ResponderExcluir
  9. Respondendo a pergunta, o resultado são duas horas. No entanto, vocês podem calcular no programinha na lateral do Blog, desde que usem o navegador Internet Explorer.

    ResponderExcluir
  10. Gostei não sabia da formula da microgotas

    ResponderExcluir
  11. Valeu esses exercicios me ajudaram muito adorei...

    ResponderExcluir
  12. obrigada, me ajudou d+

    ResponderExcluir
  13. obrigados... muito bom

    ResponderExcluir
  14. Ótima explicaçao!
    Simples e de fácil entendimento ;)

    ResponderExcluir
  15. Adorei. A maneira como colocou a resolução foi 10.

    ResponderExcluir
  16. pena q não procurei esse blog antes do meu ultimo concurso prestado

    ResponderExcluir
  17. adorei, eu nao sabia a formula. ajudou me bastante.

    ResponderExcluir
  18. como calculo por exemplo esse exercicio..
    O Sr. J.N.S foi admitido no PS do HUCAM com quadro de crise hipertensiva. É hipertenso de longa data e estava em tratamento irregular. Na sala de emergência foi prescrito nitroprussiato de sódio, frasco de 50mg diluído para 250ml de SG5%, infusão para 24h. Quantos ml/h em Bomba de Infusão serão necessários para esta administração?

    ResponderExcluir
  19. Respondendo à sua pergunta, basta dividir a quantidade de ml total, pela pela quantidade de horas de infusão, o que nesse caso da um resultado de 10.4ml p/hora.

    ResponderExcluir
  20. OBRIGADA ME AJUDOU MUITO!!
    PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  21. Muinto obrigado por vocês manterem esses site aqui, foi muinto proveitoso para mim que fiz uma prova qualificativa para fins admissional, e por nada desse mundo lembrei desta formula de determinar o gotejamento(tempo x n° de gotas por minuto.
    MIUNTO OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  22. Adorei a forma como foi explicada, me ajudou muito... obrigada

    ResponderExcluir
  23. Adorei sua maneira de explicar na hora lembrei como era a regra obrigada bjus

    ResponderExcluir
  24. ADORE ME AJUDOU MUITO EU NAO LEMBRAVA

    ResponderExcluir
  25. eu estava preocupado esta explicaçao ja me ajudou

    ResponderExcluir
  26. valeu, gostei, simples e objetivo!

    ResponderExcluir
  27. parabéns tirou minha duvida e consequi entender bem.

    ResponderExcluir
  28. adorei, me ajudou muito!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, me ajudou muito. Foi perfeito.

      Excluir
  29. TO ADORANDO , MAS QUERIA VER AS FORMULAS MAS NÃO ABRI NADA ENTENDI TUDO MELHOR AGORA

    ResponderExcluir
  30. nossa adorei,estava em muitas duvidas e agora com esses exercicios lembrei de tudo valeuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  31. OBRIGADA ME AJUDOOU MUITO.

    ResponderExcluir
  32. obrigado, me ajudou a me lembrar do passado.pois fazia muito tempo que não fazia calculos. muito obrigado.

    ResponderExcluir
  33. PA RA BÉENS!
    ASSIM FICOU BEM MAIS FACIL PARA APRENDER E MEMORIZAR, SABIA QUE EU N CONSEGUIA ENTENDER DIREITO COM MEU PROFESSOR, NÃO QUE ELE NÃO SAIBA, PELO CONTRARIO, ELE SABE MUITO, PORÉM ACHO QUE ELE NÃO CONSEGUE TRANSMITIR
    ADOREI

    ResponderExcluir
  34. 04,00hs da madrugada eu desesperada tenho uma prova as 09,00hs,vc me salvou muuuuuuito obrigado

    ResponderExcluir
  35. ESTOU DESESPERADA, POIS COMEÇEI A ESTAGIAR EM MATERNO, E EXIGEM MUITO CÁLCULO DE MEDICAMENTO. VCS ME AJUDARAM MUITO.
    VALEU!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  36. adorei os calculos sao otimos me ajudou bastante valeuuu !!!!

    ResponderExcluir
  37. adorei as respostas lembrei direitinho

    ResponderExcluir
  38. amei lembrei porque tinha esquecido

    ResponderExcluir
  39. Nossa muito bom...M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!Muito claro

    ResponderExcluir
  40. QUE MARAVILHA ESPERO QUE CONTINUEM, AJUDANDO ESCLARECE MITAS DÚVIDAS ABRAÇOS A TODOS DA EQUIPE, FIQUEM COM Deus.

    ResponderExcluir
  41. tenho muita duvida qt a gotejamentos em provas , não consigo fazer contas sem calculadora.mas acho que vou estudar suas regras e aprender mais .obrigada.tem cinco anos que estou fora de hospital,

    ResponderExcluir
  42. nao tenho tanta dificuldade ,com os calculos ,mas suas dicas foram otimas ,reabriu minha mente mais ainda .obrigado.

    ResponderExcluir
  43. Relembrei um pouco ,mais preciso treinar ,quer dizer preciso mais da ajuda de vcs pois vou tentar fazer uma prova de concurso estudando em casa, Sou técnica de enfermagem mais não estou na área mais poxa vcs me ajudarão muitooooooooo valeu mesmo.

    ResponderExcluir