segunda-feira, 8 de novembro de 2010

PERGUNTA DO DIA 08/11/2010


Olá pessoal, a resposta da questão de ontem, dia 07/11/2010 é a alternativa D

Anti-sepsia - emprego de substâncias químicas com o fim de inibir os germes e impedir a sua proliferação.
Assepsia - é a ausência de patógenos produtores de doença. A técnica asséptica é o esforço para manter o enfermo livre de microrganismos quanto possível.
Degermação - este procedimento existe porque a pele normalmente é habitada por duas populações bacterianas, ou seja, a flora residente e a transitória. A primeira é constituída por microrganismos capazes de sobreviverem e se multiplicarem na superfície cutânea e nos folículos pilosos, sendo, portanto de difícil remoção. A flora transitória, também conhecida como de contaminação, é composta por diversos microrganismos e de variadas virulências, são removidos mais facilmente. A degermação das mãos e antebraços da equipe cirúrgica deve promover a eliminação da flora transitória e redução da flora residente e, ainda, o retardamento da recolonização da flora residente.
Desinfecção - destruição de germes patogênicos sem que haja a destruição de esporos, usando substâncias químicas.
Esterilização - destruição de qualquer forma de vida, usando-se um agente esterilizante. Destruição de todos os microrganismos, inclusive formas esporuladas.

Hoje, vamos à polêmica questão:
 
M.S.A., 17 anos, vítima de violência sexual, idade gestacional 14 semanas, internou-se na instituição para submeter-se a aborto determinado por decisão judicial. Neste caso, o profissional de enfermagem pode adotar como conduta:

A. Negar-se a participar do ato abortivo, alegando ser contra seus princípios
B. Participar do aborto, pois está obrigado a cumprir uma decisão judicial
C. Negar-se a participar para ficar isento de punição pelo Conselho Federal de Enfermagem, por infringir o Código de Ética
D. Aguardar o parecer favorável ao aborto da Comissão de Ética da instituição, para resguardar o exercício profissional

Nenhum comentário:

Postar um comentário